tividades serão realizadas na Casa Luz de Yorimá, na 905 Norte, a partir das 16h , com entrada gratuita
O projeto Quitanda Cultura e Saberes, que promove até novembro uma série de atividades culturais e artísticas com foco nas expressões da cultura afro-brasileira e das periferias, realiza neste sábado (6), duas ações especiais na Casa Luz de Yorimá (905 Norte, Brasília-DF): a exposição fotográfica “35 Anos de Expressões das Religiões Afro-brasileiras – Imagens da Ancestralidade” e a oficina “Na Palma da Mão: Fotografia com Celular”.
A mostra reúne imagens captadas ao longo de 35 anos de vivência do fotodocumentarista Ogan Luiz Alves, registrando com sensibilidade e cuidado a força simbólica dos rituais, a beleza estética dos corpos em transe, as cores dos axós, os gestos de fé e a presença viva dos orixás, voduns e inquices nos terreiros, nas festas e no cotidiano. Mais do que um acervo visual, a exposição é um gesto de reconhecimento e valorização das espiritualidades negras no Brasil, frequentemente silenciadas ou estigmatizadas, e fica em cartaz até o dia 13 de setembro, na Casa Luz de Yorimá.

Já a oficina “Na Palma da Mão: Fotografia com Celular” propõe a introdução à linguagem fotográfica utilizando o celular como ferramenta de criação e expressão. Com abordagem prática e acessível, a atividade estimula um olhar crítico e autoral sobre o cotidiano, apresentando fundamentos da fotografia digital e técnicas básicas. A oficina será conduzida pelo próprio fotodocumentarista Ogan Luiz Alves, autor da exposição, que compartilhará sua experiência de 35 anos com os participantes. Ao final, haverá uma apresentação coletiva das imagens produzidas durante a vivência.
Ambas as atividades integram o projeto Quitanda Cultura e Saberes, que foi idealizado por Mãe Leila – Auaracyara e acontece até o fim de novembro em diferentes datas, sempre na Casa Luz de Yorimá. A iniciativa busca conectar territórios e tradições por meio de oficinas, apresentações, exposições e sessões de filmes, fortalecendo a presença das culturas negras e periféricas no centro de Brasília.
Sobre o projeto Quitanda Cultura e Saberes –O projeto Quitanda Cultura e Saberes acontece até o final de novembro, promovendo atividades culturais e artísticas com foco nas expressões da cultura afro-brasileira e das periferias, conectando territórios e tradições por meio de oficinas, apresentações, exposições e sessões de filmes.
Idealizado por Mãe Leila – Auaracyara, o projeto busca levar manifestações culturais da periferia ao centro de Brasília — espaço historicamente inacessível às culturas negras — e vice-versa.
“Nosso projeto rompe muros invisíveis que existem entre o centro e a periferia. É uma forma de reafirmar que esses territórios têm potência, cultura e história”, ressalta Mãe Leila – Auaracyara, idealizadora do projeto e presidente da Casa Luz de Yorimá.
O nome do projeto homenageia as quitandeiras, mulheres negras que atuaram como empreendedoras e desempenharam papel crucial no comércio ambulante, especialmente nos períodos colonial e imperial. Muitas vendiam alimentos para sustentar suas famílias e libertar a si mesmas ou outras pessoas negras escravizadas.
“As quitandeiras faziam esse mesmo caminho: do centro para a periferia, acolhendo, vendendo, resistindo. Nosso projeto carrega esse espírito de luta, de cuidado e de ancestralidade”, pontua Mãe Leila – Auaracyara.
Sobre a Casa Luz de Yorimá – A Casa Luz de Yorimá é um Ponto de Cultura e Terreiro de Umbanda que atua na valorização da diversidade religiosa e cultural. O espaço, que já sofreu derrubada, se mantém como um importante pólo de resistência no Distrito Federal.
“O espaço cultural é onde contamos e ouvimos histórias. Quando conhecemos as pessoas e suas trajetórias, a gente rompe com o preconceito e previne violências”, finaliza Mãe Leila – Auaracyara.
O projeto Quitanda Cultura e Saberes conta com o apoio da senadora Leila do Vôlei
Cronograma de atividades do projeto Quitanda Cultura e Saberes na Casa Luz de Yorimá
DATAS | ATIVIDADES |
06 de setembro | Exposição e oficina fotográfica |
13 de setembro | Apresentação Martinha do Coco |
26 de setembro | Exibição do filme Levante pela Terra, de Marcelo Cuhexê |
4 de outubro | Apresentação/oficina de dança |
11 de outubro | Apresentação Cultural – Jongo |
8 de novembro | Apresentação Batalha de Rima Mulheres |
15 de novembro | Exposição fotográfica |
29 de novembro | Encerramento |
Serviço
Exposição Fotográfica “35 Anos de Expressões das Religiões Afro-brasileiras – Imagens da Ancestralidade” | Oficina “Na Palma da Mão: Fotografia com Celular”
Sábado (6), a partir das 16h
Local: Casa Luz de Yorimá (905 Norte, Brasília-DF)
Entrada gratuita
Mais informações: https://www.instagram.com/luzdeyorima/