Fotos de César Augusto/Divulgação
- Outro colégio goiano, o Monteiro Lobato, também foi reconhecido no HackaNAV 2025, concurso promovido pelo programa Nave à Vela, da Arco Educação
Alunos do colégio goiano Veratz, de Catalão, cidade ao Sudeste do Estado, foram os grandes vencedores da maior competição de inovação educacional do Brasil, o HackaNAV. Criado para alunos de 8º e 9º ano de escolas parceiras do programa Nave à Vela, da Arco Educação, o movimento reconheceu neste sábado (4), em São Paulo, as instituições de ensino com melhor desempenho na última etapa do concurso. O estado de Goiás também foi representado na final do concurso por estudantes do Colégio Monteiro Lobato, de Santa Helena de Goiás.
Todas as escolas foram desafiadas na final a propor soluções contra ondas de calor, para a cidade fictícia “Solárida”. Os projetos desenvolvidos ao longo do dia foram analisados por uma banca especializada de jurados e o prêmio para a instituição de ensino vencedora foi uma viagem ao Space Center da NASA, em Houston, nos Estados Unidos.
A Veratz apresentou o projeto “Coolpack”, uma mochila inteligente, equipada com sensores de temperatura e frequência cardíaca, além de umidificador de ar. Na construção do protótipo a equipe usou arduino (plataforma de código aberto), micro bit (pequeno computador programável), ventoinha, entre outros materiais.
“É muita felicidade saber que todo nosso esforço foi reconhecido e agora vamos para a Nasa. Nunca imaginei que isso seria possível, mas sempre foi um sonho. Será a minha primeira viagem para fora do Brasil”, diz o aluno Augusto Simões, de 14 anos, capitão da equipe e aluno do Veratz – que participou pelo segundo ano de uma final no HackaNAV. “Todo o esforço valeu a pena”, reforçou. A equipe também é composta por Camila Honório, Miguel Gomes de Oliveira e Gustavo Henrique Barbosa.

O professor que coordenou a equipe do Veratz, Leandro Hall, disse que os alunos “vieram com sede de primeiro lugar”. “Se não fosse o empenho dos alunos em buscar novos conhecimentos, nada seria possível. É o amor que nos move como educador. A educação compensa e tem o poder de mudar toda a estrutura”, disse.
Solução contra queimadas
O passaporte para a final, que contou com dez instituições de ensino de todo o Brasil, foi a inscrição de um projeto no tema: “Criatividade no combate às catástrofes”. O HackaNAV motiva o desenvolvimento de iniciativas autorais que buscam solucionar desafios reais com inovação, criatividade e propósito.
Para chegar na última etapa do concurso, os estudantes do Colégio Monteiro Lobato propuseram o ‘AgroFireWatch’, uma solução acessível e eficaz de monitoramento para prevenir incêndios em áreas agrícolas. A equipe, coordenada pelo professor Murilo Almeida da Silva, é composta pelos alunos Vitor Alexandre, Manuela Lourenço, Urbano Filho e Alice Gusmão.
O protótipo criado pelos estudantes conta com sensores de gás, temperatura e umidade, e, numa situação de risco, envia alertas a uma placa central com comunicação via wi-fi a uma central de monitoramento. O sistema também traz GPS, que informa o local da possível queimada, e funciona com baterias de ion lítio, com alta eficiência energética.
O projeto dos alunos de Santa Helena de Goiás conecta o conhecimento científico ao campo, valorizando a relação entre homem e natureza. Para os estudantes, significou compreender que a inovação como ferramenta de preservação da terra e da vida.
Alunos como protagonistas da transformação
O HackaNAV 2025 mobilizou mais de 4 mil estudantes de todo o país, e resultou em 151 projetos e impacto. Os projetos inscritos foram divididos em cinco eixos: prevenção de catástrofes; monitoramento de riscos, socorro em situações de desastre, reconstrução após desastres e educação científica e combate à desinformação. Um dos principais objetivos da iniciativa é extrapolar conhecimentos da sala de aula, ou seja, motivar aplicação de conteúdos de física, biologia e tecnologia em soluções de problemas do dia a dia, que considerem catástrofes ou vulnerabilidades das próprias cidades.
“Com o HackaNAV, queremos estimular o pensamento crítico e o letramento na área de tecnologia, para a construção de um futuro que é dinâmico e mutável. Os projetos exploram diversas possibilidades de mundo, motivando também o desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais, de colaboração e coletividade”, reforça Nathália Coutinho, head de Marketing da Arco Educação.
Alunos do colégio goiano Veratz, de Catalão, no HackaNAV 2025

Diversas iniciativas aconteceram em parceria com órgãos locais, como Defesa Civil, Bombeiros, ONGs e Prefeituras, com a missão de dar o protagonismo aos jovens como principais agentes de mudança, na resolução de problemas que impactam diretamente suas comunidades. A ideia do movimento é fortalecer o conceito de educação científica em rede: com escolas, famílias e sociedade conectados em torno da inovação.
Na grande final, que aconteceu neste sábado (4), em São Paulo, três escolas levaram a melhor no desafio, desenvolvido ao longo do dia, em que tiveram que criar um projeto para o combate a ondas de calor. O colégio que conquistou o primeiro lugar na competição nacional foi o Veratz, de Catalão no sudeste de Goiás. O prêmio para a equipe vencedora é uma viagem ao Space Center da NASA, em Houston, nos Estados Unidos, onde viverão uma imersão em ciência, tecnologia e inovação. O segundo lugar ficou com o Colégio Nossa Senhora da Luz, de Salvador (BA). Já o terceiro posto ficou com o Colégio e Curso Desafio, de Recife (PE).