- Humorista e jornalista pioneiro da cidade, Antonio Sátyro, passou por longa ‘via crucis’ antes de conseguir levantar dinheiro junto a familiares, amigos e recursos próprios para fazer uma complicada cirurgia, mas que ao fim, trabalho teve êxito
POR AMARILDO CASTRO
Um dos jornalistas e humoristas mais conhecidos em Valparaíso de Goiás, o pioneiro Antonio Sátyro, que chegou à cidade antes de sua construção, acaba de passar por uma delicada cirurgia para corrigir uma Hernia de Disco, que por pouco o deixou sem movimentos nas partes inferiores do corpo.
Durante meses, Sátyro teve que caminhar com muita dificuldade, com muletas

Após uma longa ‘via crucis’, pedindo apoio de todas as maneiras possíveis, foi junto aos verdadeiros amigos e familiares que conseguiu o dinheiro para fazer a operação em um hospital particular de Aparecida de Goiânia, já que em hospitais públicos, tanto no Distrito Federal quanto em Goiás, não conseguiu marcar a cirurgia em em período hábil de tempo. “Muita burocracia, se eu fosse esperar corria risco de perder os movimentos das pernas, assim, tive que pedir ajuda a muita gente”, relata.
Ele destaca de forma mais detalhada sua situação: “Depois de uma grande luta pelos hospitais públicos do DF e Goiás. Sofrendo com problema de coluna ” Hérnias de disco intrusa ” onde as dores eram dia e noite, mesmo tomando medicação além de controlada, eram medicamentos fortes, mas que apenas aliviava as dores durante o efeito”, recorda.
Jornalista e humorista, Antonio Sátyro teve que pedir ajuda de parentes e alguns verdadeiros amigos que abraçaram a causa e não o abandoram no momento difícil de sua vida.
“Uns ajudaram, outros simplesmente ignoraram o sofrimento deste deste ser humano. Mas quem tem Deus e amigos de verdade nunca se dar por vencido”, diz
Foi com essa fé e muita luta que Satyro conseguiu realizar a cirurgia, feita no hospital São Silvestre em Aparecida de Goiânia. Hoje o profissional veterano da imprensa de Valparaíso de Goiás está se recuperando, e segundo ele, logo estará na ativa fazendo seu trabalho de jornalista, e gravando seus vídeos de humor.
“Se não fosse minha fé em Deus. E ajuda dos familiares e dos verdadeiros amigos, que se mobilizaram pra me ajudar, dificilmente eu sozinho teria conseguido sair desta luta ” por isso desejo que Deus abençoe a vida de cada um poderosamente”, finaliza.
O restante do tratamento agora é em casa, mas Sátyro ainda não pode receber visita de amigos
