Cresce interesse por pontos do cartão de crédito: buscas aumentam até 175% e mostram tendência dos programas de fidelidade

by Amarildo Castro
  • Planejar o uso dos pontos do cartão de crédito é uma forma eficaz de transformar o consumo cotidiano em retorno financeiro e ampliar o valor de cada compra

Créditos: iStock / AzmanL

Recentemente, os pontos do cartão de crédito tornaram-se objeto crescente de dúvidas para os brasileiros. Dados coletados pela Esfera, programa de pontos do Grupo Santander, entre setembro de 2024 e agosto de 2025, mostram um aumento expressivo nas buscas por termos relacionados a esse universo. Só a busca pelo termo “como juntar pontos no cartão de crédito?” cresceu 175%. 

Outros termos que cresceram foram: “como saber se tenho pontos no cartão de crédito?” e “como funcionam os pontos no cartão de crédito?”, ambos atingindo a porcentagem de 143% e 100% nas buscas, respectivamente. Nesse mesmo período, a busca por “cartão de crédito para pontos” atingiu 212 mil pesquisas.

O crescimento dessas buscas reflete o aumento do interesse dos consumidores em economizar e aproveitar melhor os gastos do dia a dia, além do desejo de entender como utilizar os programas de fidelidade. Com a alta nos preços e a necessidade de fazer o dinheiro render, os programas de recompensas se tornam uma forma atrativa de obter vantagens extras, como descontos, pontos no cartão de crédito e outros produtos.

A proximidade da Black Friday impulsiona ainda mais esse movimento. Muitos consumidores têm o hábito de pesquisar com antecedência formas de acumular mais pontos para trocar por benefícios ou abater no valor das compras durante o período de promoção, tornando o uso do cartão de crédito uma estratégia de economia.

image.png

O que são pontos no cartão de crédito?

Em síntese, é possível definir os pontos no cartão de crédito como uma espécie de recompensa que operadoras, bancos e emissoras associam ao uso cotidiano de seus cartões. A estratégia consiste em ampliar a fidelização dos usuários. 

Nesse sentido, em termos práticos, cada compra que o usuário do cartão faz utilizando-o, seja em supermercado, combustível, comércio online ou pagamento de contas, acaba gerando uma determinada quantidade de pontos. 

Esses pontos, por sua vez, ficam vinculados ao Cadastro de Pessoa Física (CPF) do titular ou ao cadastro no programa de fidelidade do cartão. Desse modo, os pontos que forem acumulados ao longo do tempo podem ser posteriormente trocados por benefícios como produtos, cashback, serviços ou até abatimentos em fatura.

É importante enfatizar, também, que cada programa define sua fórmula de conversão. Alguns tendem a atribuir um ponto a cada real gasto, outros a cada dólar, no caso de compras realizadas em âmbito internacional, outros definem pontuações conforme as categorias de gastos, etc.

Por exemplo, programas de fidelidade como a Esfera frequentemente oferecem promoções extras, com a finalidade de multiplicar os pontos em períodos específicos. Esse movimento reforça a estratégia de juntar pontos em datas que antecedem eventos promocionais grandes. 

Qual a melhor forma de juntar pontos no cartão de crédito?

De fato, a melhor forma de realmente aproveitar ao máximo os pontos de cartão de crédito passa por algumas práticas importantes. O primeiro ponto nesse processo é escolher um cartão que possua um programa de pontos, uma vez que nem todos oferecem essa modalidade. 

Nessa perspectiva, depois de escolher bem, o ideal é concentrar os gastos nesse cartão que possui o programa de pontos. Isso significa que as idas a mercado, farmácia, postos de gasolina e alimentação devem ser feitas no cartão que acumula pontos. 

Além disso, participar de promoções de parceiros ou portais de compra é outra boa estratégia para conseguir mais pontos. Isso porque muitos programas oferecem pontos extras no momento em que o usuário faz compras em lojas parceiras ou ativa cupons específicos.

Ficar atento também a campanhas de vantagens de transferência, como, por exemplo, de pontos do cartão de crédito para usar em viagens, pode ser uma estratégia de triplicar o valor dos pontos em certos períodos do ano. Todavia, o mais importante nessa questão é uma premissa simples: evitar deixar o cartão parado, mas usá-lo com controle.

No fim, o crescimento expressivo nas buscas relacionadas a programas de pontos mostra um fenômeno interessante quando analisado sob a ótica das relações sociais de produção e sobretudo de consumo: a geração de valor a partir do processo de compra.  

A pesquisa da Esfera ilumina essa tendência de valorização dos programas de fidelidade em um momento no qual o consumo está cada vez mais consciente, no sentido da intencionalidade e da finalidade da aquisição. 

Com o conhecimento adequado sobre como acumular e utilizar os pontos, é possível transformar o uso do cartão em uma nova forma de atingir diversos objetivos. A melhor maneira de fazer isso é escolher o melhor cartão e o programa que se encaixa nas metas e nos objetivos de curto e longo prazo. 

Postagens relacionadas

Deixe um comentário