- Após representar Goiás em festival europeu, OJG se apresenta no evento avant-première da “Cidade do Amanhã”, em Aparecida de Goiânia
Com 75 músicos em sua formação original, a Orquestra Jovem de Goiás tem levado para o Brasil e para o mundo o talento da musicalidade goiana. A formação representou toda a América do Sul no Young Euro Classic, principal festival europeu para orquestras jovens internacionais, passando por países como Alemanha, República Tcheca, Áustria e Hungria. Além da turnê na Europa, internacionalmente, o grupo já se apresentou em países como Venezuela e China.
Fotos: reprodução/redes sociais

Em novembro, será hora de brilhar também em casa. No dia 12 de novembro, a orquestra prepara um concerto no anfiteatro de Aparecida de Goiânia. Trinta músicos farão uma apresentação do repertório apresentado no Young Euro Classic, com composições latinas de Heitor Villa-Lobos, Alberto Ginastera, Camargo Guarnieri, Chiquinha Gonzaga, Hekel Tavares e outros. O convite partiu da Cinq Inteligência Urbana, que prepara para a noite a apresentação do conceito do Novo Urbanismo que está chegando no Centro-Oeste. Durante a noite, os convidados irão conhecer o projeto “Cidade do Amanhã” – primeiro bairro do Centro-Oeste a reunir os atributos deste movimento urbanístico.
O Novo Urbanismo surgiu nos anos 1990 nos Estados Unidos e vem ganhando força em outros países, inclusive no Brasil, para resgatar a convivência e interação humana com a cidade, trazendo mais bem-estar e senso de pertencimento para as populações urbanas. “E a cultura faz parte deste contexto de vida urbana, uma vez que representa a expressão das comunidades”, explica o sócio da CINQ, Eduardo Oliveira, a conexão entre a música e o projeto a ser apresentado.
No Novo Urbanismo, continua Eduardo, as pessoas são mais importantes do que os carros. A ênfase é que todas as implantações favoreçam que elas se apropriem de todos os espaços. “Moradia, estudo, trabalho e lazer coexistem próximos para que seja possível acessá-los sem precisar de automóvel. As calçadas são acessíveis e sombreadas para que a caminhada seja estimulada. As fachadas ativas das lojas de rua convidam o público para as compras ao ar livre”, descreve.