Com nome bem cotado à CLDF em 2026, Renata Daguiar comemora aniversário com 3 mil pessoas

by Amarildo Castro
  • _Autoridades locais e de cidades do entorno compareceram no evento da subsecretária do GDF_

Cerca de 3 mil pessoas celebraram os 37 anos da subsecretária do Governo do Distrito Federal, Renata Daguiar, na noite dessa sexta-feira (7), no Clube da Saúde, no SIA. Com a temática Onda Roxa, cor favorita da gestora, a celebração reuniu autoridades como a vice-governadora Celina Leão, o deputado federal Júlio César (Republicanos) e a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, além de representantes dos Poderes Executivo e Legislativo municipais do entorno do DF.

“É uma satisfação enorme ser acolhida por tantas pessoas que, de alguma forma, foram atendidas por nossas ações sociais”, destacou a subsecretária, ao lado do marido Fábio Campos, secretário de Educação de Águas Lindas, e da filha, a pequena Manu, e apenas um aninho, bem como dos pais que vieram do Rio de Janeiro especialmente para a festa.

Ligada há proteção social, garantia e ampliação de direitos de pessoas em situação de vulnerabilidade, principalmente nas áreas de emprego e renda, empreendedorismo, educação, combate à violência contra a mulher e esportes há mais de 10 anos, Renata Daguiar destaca-se pela criação de programas gratuitos para pessoas de baixa renda.

Entre eles, o Capacita DF, cursinho preparatório para concursos públicos; o Projeto Elas, voltado ao protagonismo feminino; e as escolinhas de esporte, com foco na democratização da atividade física em áreas com pouco recurso.

Renata Daguiar, ao lado da vice-governadora Celina Leão: nome certo e forte para as eleições 2026 rumo à CLDF

“Minha vida foi transformada e dignificada por causa do Capacita. Eu venci uma importante etapa da minha vida e vou realizar um sonho”, destacou Kátia Pradera, aprovada no concurso para professor temporário da Secretaria de Educação do DF após participar das aulas gratuitas. “Só tenho gratidão pela Renata e por todos os professores”, completa.

Conheça Renata Daguiar

A economista e auditora federal Renata Daguiar traçou sua trajetória pública sob o signo da mudança social e do serviço à cidadania. Natural do Rio de Janeiro, ela chegou a Brasília aos 24 anos após aprovação em concurso para o Tesouro Nacional, assumindo função como Auditora Federal de Finanças e Controle. Motivada pela convicção de que educação, inclusão e ciência são pilares de transformação, ela fundou em 2017 o Instituto Reciclando o Futuro — organização sem fins lucrativos com 12 unidades espalhadas em várias regiões do Distrito Federal e entorno com cursos profissionalizantes, atividades esportivas e culturais, tendo impactado 40 mil famílias em situação de vulnerabilidade.

No intuito de atuar mais efetivamente com políticas públicas, Renata disputou duas vezes uma das 24 cadeiras na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Em, 2018, alcançou 3.912 votos. No pleito de 2022, ampliou para 11.473, consolidando sua presença e sendo vista como uma aposta para 2026. Atualmente, sua atuação como subsecretária de Promoção das Mulheres do Governo do Distrito Federal destaca a prioridade que dá ao empoderamento feminino e às políticas de inclusão nas regiões mais desfavorecidas.

A vinda do Rio para Brasília representa mais do que uma simples mudança geográfica — simboliza o deslocamento de um percurso individual para um projeto de impacto coletivo. Aos poucos, ela construiu uma ponte entre sua formação técnica e o terceiro setor, mobilizando recursos públicos e sociais por meio do Instituto Reciclando o Futuro, que nasceu no entorno do antigo lixão da Estrutural para resgatar cidadania e oferecer formação a catadores, mães solos, jovens e idosos. Seu desempenho eleitoral crescente revela que essa trajetória encontra ressonância na sociedade local, ainda que o caminho para o mandato esteja por vir.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário