Evento ocorreu na tarde desta segunda-feira, dia 17 de novembro e destruiu por completo a sede da Asffecab, a associação que comanda a Feira do SIA, em Brasília
POR AMARILDO CASTRO
Quem se sensibilizou com os estragos provocados na cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná na semana passada, não imaginava que esse tipo de evento pode estar se ‘alastrando’ pelo país devido a diferentes fatores ligados ao clima. Não dá para comparar a cidade do Paraná com o que ocorreu nesta tarde de segunda-feira, 17, em Brasília, mas por aqui, no Complexo de Feiras do Setor de Indústrias e Abastecimento, mais precisamente na Feira do SIA, um grande vendaval, seguido de forte chuva destruiu toda a sede da Associação dos Feirantes da Feira da Cultura Arte e Beleza (Asffecab), entidade que na prática administra a Feira do SIA.
Todo o telhado da sede da Asffecab foi destruído, causando estragos e grande prejuízo
Sofreu ainda com o vendaval várias lojas da Feira do SIA, depósitos no mesmo local, onde feirantes perderam parte de suas mercadorias ou tiveram produtos danificados pela água da chuva. Além disso, corredores ficaram inundados, quiosques externos também tiveram telhados e fachadas destruídas pelo vento e árvores caíram.
Vários corredores da Feira do SIA foram alagados
“A gente não consegue dimensionar o tamanho do prejuízo, mas foi muito grande, a nossa associação foi completamente destruída porque o vento arrancou todo o telhado, móveis ficaram embaixo de chuva, documentos em papel forma destruídos e eletrônicos, como computadores e impressoras foram danificados pela água”, relata Isac Naves, presidente da Asffecab.
Comerciantes perderam várias mercadoriascom o temporal
GDF promete ação
A reportagem do Blog do Amarildo conseguiu contato com o subsecretário da Secretaria de Mobiliário Urbano do Distrito Federal, Alexandre Yanez, que garantiu que o Governo do Distrito Federal já está ciente da situação da Feira do SIA após o vendaval, e que o Executivo fará uma visita nesta terça-feira, dia 18 com uma equipe da Novacap ao local, na busca de uma solução imediata para a situação.
“Eu vi os vídeos, o estrago foi grande, já acionamos o nosso pessoal, vamos passar lá nesta terça-feira, dia 18 e no que puder, vamos ajudar”, disse Yanez.
Quiosques externos às duas feiras do SIA também foram afetados pela ventania
Administrador do SIA também promete apoio
Outra autoridade local que se manifestou após o desastre foi o administrador do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Bruno Oliveira. “Já colocamos nossa equipe à disposição das feiras do SIA, vamos sim, ajudar no que estiver ao nosso alcance, lamentamos o ocorrido e vamos procurar uma solução”, comentou Bruno.