Foto: Lucas Souza
- Doutora em Educação e relações étnico-raciais, a pesquisadora é convidada do evento para o ciclo de palestras “Caminhos Abertos”
No mês da Consciência Negra, a educadora, escritora, pesquisadora e doutora em Educação Jussara Santos participa de dois eventos importantes em Brasília, que reforçam a urgência de uma sociedade mais justa e antirracista.
No dia 26 de novembro, às 14h, ela será uma das palestrantes da edição especial da Marcha das Mulheres Negras da UnB, dentro do ciclo de palestras “Caminhos Abertos”, com o tema Protagonismos de Mulheres Negras na Educação. A atividade é promovida pelo Departamento de História do Instituto de Ciências Humanas (HIS/ICH) e pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (PPGDH/CEAM), da Universidade de Brasília.
Na mesma data, às 19h, Jussara lança olivroDemocratização do colo: Educação antirracista para e com bebês e crianças pequenas, na Livraria Leitura do Shopping Conjunto Nacional. A obra, publicada pela Papirus Editora, propõe uma reflexão sensível e potente sobre o papel da educação na construção de relações antirracistas desde a primeira infância.
Ao integrar a marcha e o lançamento, Jussara reafirma seu compromisso com o bem-viver das mulheres, bebês e crianças negras, e com uma educação que valorize o afeto, a escuta e a ancestralidade como caminhos para transformar o presente e o futuro.
Serviço
Marcha das Mulheres Negras da UnB – Ciclo de Palestras “Caminhos Abertos”
Data: 26 de novembro, às 14h
Local: Centro de Convivência Negra da Universidade de Brasília (UnB)
Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte, Brasília/DF
Entrada: gratuita
Lançamento do livro Democratização do colo: Educação antirracista para e com bebês e crianças pequenas
Data: 26 de novembro, às 19h
Local: Livraria Leitura – Shopping Conjunto Nacional
Endereço: SDN, s/n, Conjunto A, Loja C-01, 2° pavimento – Asa Norte, Brasília/DF
Entrada: gratuita