Fim de ano no Museu da Língua Portuguesa com exposição sobre funk e atividades para as crianças

by Amarildo Castro
  • Instituição funcionará normalmente em meio ao Natal e ao Réveillon, sendo uma ótima opção de passeio para quem estiver na capital paulista

Museu da Língua Portuguesa terá funcionamento especial durante as festas de fim de ano, sendo uma excelente opção de passeio para quem estiver na capital paulista durante o Natal e o Réveillon. A exposição FUNK: Um grito de ousadia e liberdade e atividades com livros infantojuvenis são algumas das principais atrações deste período. Localizado no histórico prédio da Estação da Luz, o Museu, uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, só estará fechado nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e em 1º de janeiro e às segundas-feiras, quando é feita a manutenção. 

Com 473 obras em exibição, entre pinturas, fotografias e registros audiovisuais, a exposição temporária FUNK: Um grito de ousadia e liberdade apresenta as marcas deste movimento cultural que transforma modos de falar, vestir e criar. Concebida pelo Museu de Arte do Rio (MAR), a mostra tem curadoria de Taísa Machado, Dom Filó, Amanda Bonan, Marcelo Campos e Renata Prado. 

A exposição evidencia o caminho percorrido pelo funk desde a influência da música negra estadunidense, passando pelos bailes black e soul dos anos 1960 e 1970, até o estabelecimento no Rio de Janeiro com características próprias e depois em São Paulo, onde também assumiu feições locais. A versão paulistana do projeto inclui obras de nomes como Tami Silva, Brenda Nicole e Rafa Black, que destacam o funk na Baixada Santista e na capital paulista. 

No dia 18 dezembro (quinta-feira), o Luz na Tela, o projeto de cinema ao ar livre do Museu, exibe o filme infantojuvenil Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa. Com direção de Fernando Fraiha, trata-se de uma aventura envolvendo o personagem Chico Bento, um dos mais populares da Turma da Mônica. A sessão vai acontecer na Ocupação Mauá (Rua Mauá, 340), vizinha do Museu, a partir das 19h, com entrada gratuita e distribuição de pipoca e refrigerante. Haverá também a exibição do curta-metragem A Rua É Preta, que mostra como os integrantes do coletivo Cine Fluxo se prepararam para a realização de um cortejo no Dia da Consciência Negra. 

Aos domingos, acontece a Estação Famílias, com a leitura dos livros Orikis (dia 21) e Trocoscópio (dia 28), das 13h às 14h30, no 3º andar, para crianças e suas famílias. 

Vem aí: em janeiro 
De 10 a 25 de janeiro, o Museu será ocupado pelo projeto Estação Férias. Sob comando de artistas-educadores do coletivo Agbalá Conta, a ação, voltada para crianças, promoverá atividades que flertam com a cultura urbana. 

De terça a domingo, às 10h, 11h, 14h e 16h, serão oferecidas oficinas de rima, de grafite e de danças urbanas, além de aulas de criação de lambes e pinturas corporais e adornos. Todas elas flertam com a temática da mostra FUNK: Um grito de ousadia e liberdade, atualmente em cartaz no Museu. 

Brincadeiras tradicionais, como pular corda, mãe da rua, barra manteiga e amarelinha, também estarão disponíveis das 10h às 17h. Para participar, não é preciso se inscrever: basta chegar e começar a brincar. 

Aos sábados, a programação do Estação Férias ganha duas ações especiais. No dia 10, o Projeto Giz realiza a Intervenção Pintar de Giz das 10h às 15h, e a Vivência Pintar de Giz das 14h às 16h. No dia 17 é a vez do Grupo Diladim apresentar o espetáculo Requebrando. Toda a programação será gratuita. 

SERVIÇO  
Museu da Língua Portuguesa  
De Praça da Luz, s/n – Luz – São Paulo  
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)  
R$ 24 (inteira); R$ 12 (meia)  
Grátis para crianças até 7 anos  
Grátis aos sábados e aos domingos  
Acesso pelo Portão A  
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet  
Classificação indicativa da exposição FUNK: Um grito de ousadia e liberdade: 14 anos 

SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA  
Localizado na Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa tem como tema o patrimônio imaterial que é a língua portuguesa e faz uso da tecnologia e de suportes interativos para construir e apresentar seu acervo. O público é convidado para uma viagem sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção.  

O Museu da Língua Portuguesa é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido e implantado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.  

PATROCÍNIOS E PARCERIAS  
A Temporada 2025 do Museu da Língua Portuguesa conta com patrocínio máster da Petrobras e da Motiva; patrocínio da Vale; apoio do Instituto Ultra, do Itaú Unibanco, e da CAIXA. Conta ainda com as empresas parceiras Instituto Votorantim, Unipar, Machado Meyer, Porto, Alcaçuz, e Verde Asset Management. Revista Piauí, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são parceiros de mídia. O Museu da Língua Portuguesa é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e do Ministério da Cultura – Lei Rouanet.  

A exposição temporária FUNK: Um grito de ousadia e liberdade conta com patrocínio máster da Petrobras e da Motiva; patrocínio da Vale; e apoio do Instituto Ultra, do Itaú Unibanco e da CAIXA. Concebida pelo Museu de Arte do Rio, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura da cidade do Rio de Janeiro e gerido pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), a exposição é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e do Ministério da Cultura – Lei Rouanet.  

A edição de dezembro do Luz na Tela ocorre em parceria e com a curadoria da Levante_Plataforma de Ideias, que costurou a presença dos coletivos Ocupação Mauá e Cinefluxo na programação e fortalece o diálogo entre cultura, território e memória na região da Luz.  

Postagens relacionadas

Deixe um comentário