“Elevamos o padrão do transporte coletivo”, diz Daniel Vilela na inauguração do Terminal do Dergo

by Amarildo Castro
  • Com investimento de R$ 16,5 milhões, terminal totalmente reconstruído atende 19 linhas e mais de 25 mil usuários por dia, com acessibilidade, tecnologia e reforço na segurança

“A transformação do sistema de transporte de toda a região metropolitana é resultado de uma decisão política do governo estadual em assumir a responsabilidade e evitar o colapso do serviço”, enfatizou o vice-governador Daniel Vilela, durante evento que marcou a entrega da reforma do Terminal do Dergo, em Goiânia, nesta quarta-feira (17/12). Ao lado do governador Ronaldo Caiado, Daniel percorreu o novo espaço e pontuou que a implementação de um modelo de gestão compartilhada com os municípios, mesmo diante de um cenário fiscal desafiador herdado no início da gestão, foi uma decisão acertada do governo estadual.

O novo Terminal do Dergo foi totalmente reconstruído, com investimento de R$ 16,5 milhões. O espaço atende 19 linhas e recebe mais de 25 mil usuários diariamente, integrando o Projeto Nova Anhanguera, iniciativa que promove a modernização dos terminais e estações ao longo da avenida. O Dergo é o terceiro terminal do BRT Leste-Oeste entregue este ano, após as inaugurações dos terminais Praça da Bíblia e Novo Mundo.

Ao tratar do desenho do sistema, Daniel Vilela ressaltou o equilíbrio entre tarifa e qualidade do serviço. “O Estado chamou para si a responsabilidade de construir um projeto moderno, compartilhado com as prefeituras, para subsidiar a tarifa, mantê-la congelada e, ao mesmo tempo, promover investimentos. Não adiantaria subsidiar e o transporte continuar precário”, afirmou. O vice-governador também citou o avanço do mesmo conceito para a Região Metropolitana do Distrito Federal, voltado aos moradores das cidades do Entorno que dependem do transporte para trabalhar em Brasília.

Durante a visita às novas instalações, o governador Ronaldo Caiado enfatizou que as melhorias representam um esforço concreto para devolver dignidade a quem utiliza o serviço. “O que nós fizemos foi realmente fazer tudo de novo. Veja a altura do teto, a sofisticação no atendimento às pessoas, o padrão de excelência dos banheiros, das áreas dos motoristas, do restaurante e o conforto para os passageiros”, enumerou.

A intervenção no sistema de transporte coletivo reverteu um quadro de degradação que comprometia o atendimento e reorganizou o espaço para elevar o conforto e a segurança. Com ampliação da área, plataformas e cobertura foram readequadas para dar mais funcionalidade ao fluxo e permitir a circulação de ônibus elétricos, além da reconstrução das instalações elétricas, hidráulicas e de drenagem, e da troca completa da iluminação por LED.

Na avaliação do secretário-geral de Governo, Adriano Rocha Lima, as decisões de investimento partiram das prioridades apontadas pelos usuários. “A primeira coisa que fizemos foi ouvir a população para identificar prioridades e direcionar os investimentos para o que ela apontou como mais importante”, completou.

Para o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, o diferencial também está na articulação regional com tarifa única. “Pouquíssimas cidades conseguem ter uma região metropolitana articulada, com tarifa única e organizada como é Goiânia. Nossa capital é um exemplo”, afirmou.

Fotos: Benedito Braga

Vice-Governadoria – Governo de Goiás

Postagens relacionadas

Deixe um comentário