O Banco de Brasília (BRB), por meio do Instituto BRB, concluiu a formação da primeira turma do projeto InVeste DF, iniciativa voltada à capacitação técnica e profissional de costureiras para a confecção de uniformes da rede pública de ensino do Distrito Federal.
A ação tem como objetivo fortalecer a economia local, ampliar oportunidades de trabalho e incentivar a inclusão produtiva, especialmente de mulheres em situação de vulnerabilidade social. As profissionais capacitadas passam a integrar a cadeia produtiva responsável por atender a demanda gerada pelo programa Cartão Uniforme Escolar, do Governo do Distrito Federal (GDF).
Com a qualificação, as costureiras estão aptas a atuar no mercado de trabalho de forma profissionalizada, contribuindo diretamente para a produção dos uniformes utilizados por estudantes da rede pública. O projeto também estimula o empreendedorismo e gera renda para famílias do DF.
De acordo com o BRB, a iniciativa reforça o papel social da instituição ao conectar formação profissional, desenvolvimento econômico e impacto social de longo prazo. Além de impulsionar a autonomia financeira das participantes, o programa também beneficia milhares de estudantes por meio do fornecimento de uniformes escolares.
O InVeste DF é desenvolvido pelo Instituto BRB em parceria com o Senai-DF e o Sindiveste-DF e foi implantado em setembro deste ano. A proposta é criar um modelo sustentável, capaz de gerar resultados contínuos tanto para as famílias atendidas quanto para a economia do Distrito Federal.
Além da capacitação, o BRB também atua na operacionalização do Cartão Uniforme Escolar, ferramenta que permite às famílias a compra dos uniformes em estabelecimentos credenciados. O modelo garante mais transparência, segurança e eficiência no uso dos recursos públicos, além de estimular o comércio local e fechar o ciclo entre capacitação, produção e consumo.
Fonte: acontecedf.com.br