Projeto Filhos da Nação completa 4 meses recebendo apoio da Lei de Incentivo ao esporte e ultrapassa 160 alunos atendidos

by Amarildo Castro
O Projeto Filhos da Nação, que oferece aulas gratuitas de canoa havaiana e stand up paddle no lago Paranoá, para jovens de 6 a 18 anos incompletos acompanhados pela Vara da Infância e Juventude do TJDFT entrou, em dezembro, em seu 4º mês com atividades viabilizadas pela Lei de Incentivo ao Esporte. O projeto iniciou uma nova fase em setembro e, desde então, já atendeu 162 crianças e adolescentes do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento e 10 adultos PCD. Neste ano, as atividades seguem até o dia 19/12, quando o projeto entra em recesso.

Criado em 2017, a iniciativa atuava de forma 100% voluntária no Distrito Federal, utilizando os esportes a remo como ferramenta de transformação social e trabalhando questões como autoestima, autoconfiança e bem-estar dos jovens. Após oito anos de atuação, o projeto se consolidou e ganhou novo formato com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte, ampliando seu alcance através do Ciclo Incentivado 2025-2026. Indiretamente, mais de 3000 pessoas já foram impactadas desde o início do projeto, reforçando a relevância da iniciativa. 

Ao longo desses quatro meses, nove voluntários atuaram no Filhos da Nação e os participantes já acumularam mais de 60 horas de remada. O novo ciclo tornou a iniciativa mais abrangente, permitindo a formação de até 10 turmas mensais, que também incluem 10 adultos com deficiência (PCD) vinculados à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e Deficientes de Taguatinga e Ceilândia (Apaed).
Em 6 de janeiro de 2026, o Projeto Filhos da Nação retomará suas atividades após o recesso, mantendo as aulas durante as férias escolares e potencializando os efeitos positivos da remoterapia na vida de meninos e meninas que vivem em instituições de acolhimento do DF. Os treinos acontecem no Lago Paranoá às terças-feiras pela manhã, às quartas-feiras à tarde e em todo último sábado do mês. O Filhos da Nação tem o patrocínio da Neoenergia, Sicoob, Drogasil e Emgea e acontece no clube da Ascade.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário