Setor de veículos deve impulsionar o mercado de consórcios em 2026

by Amarildo Castro

Modalidade é alternativa para aquisições no segmento de veículos pesados 

Segundo estimativas da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), divulgadas em janeiro, a produção de veículos deverá crescer 3,7% no Brasil, atingindo 2,74 milhões de unidades em 2026. O crescimento deverá ser concentrado em veículos leves, com projeção de alta de 3,8%, alcançando 2,58 milhões de unidades, e para caminhões e ônibus, com uma produção de 154 mil, 1,4% acima dos 152 mil fabricados em 2025.

Diante desse cenário de recuperação, ainda marcado por juros elevados, maior seletividade na liberação de crédito tradicional e demanda crescente por modernização das frotas, o consórcio vem se consolidando como uma alternativa para aquisições no segmento de veículos pesados.
 

Setor aquecido

Dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) mostram que, entre janeiro e novembro de 2025, o segmento de veículos pesados, que engloba caminhões, tratores e implementos rodoviários e agrícolas, comercializou mais de R$ 46 bilhões em créditos, registrando crescimento de 13% em relação ao mesmo período de 2024.

“Em um ambiente de juros elevados e maior cautela na concessão de crédito, o consórcio se apresenta como uma solução estratégica para transportadores autônomos, empresas e grandes operadores logísticos ao oferecer previsibilidade de custos e planejamento de médio e longo prazo, explica Mauro Andrade, gerente comercial do Consórcio Iveco.
 

Mauro Andrade, gerente comercial do Consórcio Iveco.


Sobre o Consórcio Iveco

Com mais de 25 anos de atuação, o Consórcio Iveco é referência nacional em consórcios de caminhões. Vinculado à montadora Iveco, oferece linhas de crédito atrativas e adaptadas ao perfil de cada cliente. É a escolha ideal para quem busca adquirir, ampliar ou renovar a frota com planejamento inteligente.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário