ELEIÇÕES 2024 – Maria Yvelônia é a primeira mulher a colocar nome para disputar prefeitura em Valparaíso

by Amarildo Castro

Liderança conhecida na cidade, diz que seu nome está à disposição de sua legenda para concorrer ao cargo máximo do Executivo local

Embora falte ainda quase dois anos para a disputa do cargo de prefeito para a gestão 2025/2028 em Valparaíso de Goiás, as movimentações dessa vez para ver quem vai sentar na cadeira de prefeito para a próxima gestão já começaram. Assim, nos últimos dias, a assistente social e servidora pública Maria Yvelônia (Republicanos) colocou seu nome à disposição de sua legenda para a disputa do cargo.

Dessa forma, é a primeira mulher a assumir publicamente que quer disputar do cargo na prefeitura, e diz que está pronta para isso.

Yvelônia é uma das lideranças mais conhecidas na cidade, e tem vasta experiência em gestão pública, a republicana esteve à frente da Secretaria Nacional de Assistência Social do Governo Federal, nos dois últimos anos, na gestão de projetos nacionais sociais importantes.

A pré-candidata também atuou na Secretaria de Assistência Social de Valparaíso, onde foi a responsável pelas medidas socioeducativas, em meio aberto, liberdade assistida e prestação de serviço à comunidade, onde implementou o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) que antes era o Programa Sentinela que atendia apenas crianças vítimas de abusos sexuais. Presidiu o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Valparaíso e também coordenou instituição de longa permanência para idosos.

“Tenho um respeito enorme por Valparaíso, é a cidade que me acolheu, onde tenho família, amigos. Hoje, muitos empresários, advogados e inúmeros profissionais foram meus alunos, seja como assistente social ou seja no Colégio Barbosa, instituição que idealizei e que mantive por vários anos no Céu Azul. Tenho muito orgulho da minha história em Valparaíso”, disse a republicana. 

Natural de Picos, no Piauí, Maria é assistente social, formada pela Universidade de Brasília (UNB) e veio para o Valparaíso de Goiás há mais de 23 anos, com os pais e o irmão. Até sua formação, houve muitos percalços pelo caminho, mas ela não desistiu. Sua história de sucesso se inicia com muita dedicação e força de vontade.

Servidora de carreira da Secretaria de Justiça do Distrito Federal, ela já atuou como gerente na Internação Provisória e Restrita da Coordenação de Articulação do Sistema Socioeducativo.  Atualmente, coordena o curso de Serviço Social da Faculdade Projeção.

Ela conta que, em Valparaíso, com o CREAS, o atendimento passou a ser a todas as pessoas com violação de direitos. Em sua gestão, ela pôde implementar a casa Lar para Idosos, onde participou de todos os processos, desde a licitação até a limpeza do espaço para recebê-los. 

Maria participou do último pleito para o executivo e teve uma votação expressiva, isso mostra a força da mulher na cidade. “Sou mulher, esposa, mãe, gestora, temos desafios, mas a palavra que não possui no meu vocabulário é medo. Mas tem garra, determinação, superação e é esse exemplo que eu quero passar para outras mulheres”, concluiu Yvelônia.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário