VALPARAÍSO – Gigantesca cratera a 40 metros da BR 040 em área particular é desafio para o próximo prefeito

by Amarildo Castro
  • Voçoroca teve início há pelo menos duas décadas e até hoje tema não foi resolvido

POR AMARILDO CASTRO

O tema é ‘sensível’ e de difícil solução, especialmente porque está em área particular. No entanto, a imensa voçoroca mostrada em reportagem pelo Blog do Amarildo em pelo menos quatro ocasiões diferentes nos últimos 12 anos mostra que esse é um dos principais desafios que vai enfrentar o novo prefeito de Valparaíso de Goiás, que tomará posse no início do mês de janeiro de 2025.

O local afetado pela erosão fica ao lado do Shopping Brasil Center, e está a cerca 40 metros da BR 040, na altura do bairro Jardim Oriente (no sentido Valparaíso-Brasília), já tem cerca de 30 metros de altura e já devastou uma imensidão de área verde, que antes era Cerrado.

Cratera se formou ao lado da BR 040 em terreno particular, e desde então, virou um desafio para a cidade

Em um levantamento feito pelo Blog do Amarildo há pouco mais de dois anos, mostrou que a prefeitura busca há algum tempo uma solução para o problema. Um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) foi feito em 2022 com os donos do terreno para que a área fosse recuperada, mas o acordo não foi cumprido e essa documentação teria sido enviada ao Ministério Público de Goiás, que, segundo ele, avalia fazer até mesmo uma licitação da área, e com o dinheiro arrecadado, o próprio poder público poderia então recuperar o local, devolvendo aos proprietários o restante dos recursos caso a obra seja mais barata do que a própria arrecadação com a licitação.

Cratera fica ao lado do Shopping Brasil Center: local estaria ‘estabilizado’, mas ano a ano, mesmo que alguns metros, avança frente à BR 040

Desde então, não há mais informações sobre a real situação do problema, que mais cedo ou mais tarde, pode atingir em cheio a BR 040, pista que recebe mais de 50 mil veículos diariamente.

Este é um dos principais desafios para o próximo prefeito de Valparaíso de Goiás, na série do Bl

Postagens relacionadas

Deixe um comentário