Bacia do Drenar DF vai reduzir velocidade e melhorar qualidade da água que chega ao Lago Paranoá

by Amarildo Castro
  • Com capacidade para 96 mil m³, reservatório diminuirá pressão e índice de sujeira do volume pluvial direcionado ao lago

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília  | Edição: Chico Neto

Garantir que a água da chuva seja devolvida à natureza sem impactos ao meio ambiente – este é o objetivo da bacia de detenção do Drenar DF, ponta final do maior programa de escoamento e captação de águas pluviais do Governo do Distrito Federal (GDF). O reservatório ocupa terreno de 37 mil m² e está localizado no Parque Urbano Internacional da Paz, no Setor de Embaixadas Norte.

Com capacidade para até 96 mil m³ de água e volume útil de 70 mil m³, o tanque terá dupla função: reduzir a pressão da água que chega ao Lago Paranoá e o índice de sujeira incorporado a partir de decantação. Antes, o volume chegava em alta velocidade e repleto de resíduos, animais mortos e lixo em geral.

Para abrandar o fluxo pluvial, a bacia terá dissipadores na entrada e vertedores na saída. A água chegará por um túnel com diâmetro de 3,60 metros, enquanto a galeria que devolverá a água para a natureza tem 2,60 metros de diâmetro. A vazão de chegada na bacia será de 42,72 m³/s, e a de saída, 10,37 m³/s.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário