Para estimular o estresse nos participantes, o reality show utiliza o cenário como ferramenta
Após a estreia da nova edição do Big Brother Brasil na última segunda-feira, 16, logo surgiram diversas críticas nas redes sociais a respeito da decoração da casa, diversos internautas disseram ficar incomodados pelo excesso de informações visuais e cores fortes, no entanto, essa é uma das estratégias do programa para estimular o estresse nos participantes.
A decoração caótica e desorganização do ambiente pode exercer influência no humor dos participantes, mantendo-os agitados, estressados e em estados de alerta, uma estratégia para evitar que eles fiquem parados muito tempo e causar situações que gerem entretenimento, humor, brigas, choro, danças, etc.
De acordo com o Pós PhD em neurociências e mestre em psicologia, Dr. Fabiano de Abreu, a exposição a ambientes com muita informação, cores em excesso, formas geométricas dispostas de forma muito irregular e a desorganização em geral, se mantida por muito tempo, pode desencadear ou enfatizar problemas mentais.
“Essa é uma tática para instalar o caos. A depender do organismo e da personalidade os efeitos podem ocorrer de maneira definitiva ou não, podendo desencadear transtornos ainda não instalados quando submetido ao estresse ou confusões, como por exemplo, imagens que remetam a traumas, a sequência mediante a rotina pode moldar a anatomia do cérebro devido a influência do desequilíbrio dos neurotransmissores, causando problemas mentais em que, o nível depende do indivíduo e seus pormenores como gene, educação, traumas, criação e estresses desencadeados como circunstâncias.”
“A arquitetura não apenas contribui para a saúde física por meio da ergonomia, mas também afeta nosso conforto emocional” Ressalta.
O pensamento é reforçado pela psicóloga Dra. Leninha Wagner, que chama a atenção para a ansiedade e caos mental que podem ser causados pela decoração propositalmente pensada dos ambientes do reality.
“A organização, limpeza e estética está ligada de forma inconsciente a emoções positivas de segurança, conforto e bem estar, já ambientes caóticos geram ansiedade, estresse, confusão mental, estando também bastante ligado à ansiedade, medo, instabilidade emocional, insegurança, perigo” Alerta.
“O novo cenário do BBB parece remeter o participante aos caos mental, o que inevitavelmente irá produzir confrontos e conflitos, gerando beligerância entre os ocupantes do programa”.
—
Sobre o Dr. Fabiano de Abreu
Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA – American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE – Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva. Membro Mensa, Intertel e TNS. Currículo BR: http://lattes.cnpq.br/1428461891222558 Currículo PT: https://www.cienciavitae.pt/portal/en/8316-38CC-0664 Currículo INT: https://orcid.org/0000-0002-5487-5852
Sobre a Dra. Leninha Wagner
Dra. Leninha Wagner é PhD em neurociências, possui formação em neuropsicologia, é Doutora em psicologia, Mestre em psicanálise e Perita Judicial em Psicologia, fundadora da Substância Singular Psicologia Clínica, onde atende pacientes com necessidades psicológicas e emocionais, também atua na área de psicometria realizando testagem de QI, é palestrante e realiza consultorias particulares como mediadora de conflitos organizacionais.
Créditos: Dr. Fabiano de Abreu, Dra. Leninha Wagner (MF Press) Foto ilustrativa (Divulgação)
Deixe uma resposta