
- Jovem de 18 anos é um dos destaques da equipe paulista na renomada competição estadual
POR AMARILDO CASTRO
Mais uma ‘joia’ de Valparaíso faz sucesso nos campos de São Paulo. Dessa vez, o até então desconhecido Adriel Lopes, de 18 anos, agora é um dos destaques no Paulistão sub 20, onde ajudou (e muito) a levar sua equipe, o Grêmio Novorizontino à final da competição. Seu time vai enfrentar o São Paulo às 20h do domingo, 10/11 valendo o título.
Como numa mágica dos ‘deuses’ do futebol, Adriel vai enfrentar o time o qual fez a sua primeira avalição em meados de 2014, ao lado do agora badalado Endrick, hoje no Real Madrid, da Espanha. De acordo com a sua mãe e ‘madrinha’ no futebol, Elaine Lopes Farias, à época, o tricolor paulista não deu segmento nas avaliações, como fizera com Endrick. Mas Elaine e Adriel, os principais interessados na causa do futebol, não desistiram. Ele recebeu também o apoio do pai, Jadson da Silva.

Na época em que fez avalição no São Paulo, Adriel era treinado na Escolinha Gol de Letra, no bairro Jardim Céu Azul, em Valparaíso de Goiás. Ele jogava com Endrick e outros companheiros, treinados por Marília Rocha. À época, ela conta que também levou Adriel para treinar no Academia Brasília.
“Eu como a primeira treinadora do Adriel me sinto orgulhosa da trajetória que ele está fazendo, afinal ele chegou na minha escola tinha 3 aninhos, sempre foi uma das minhas apostas, levei ele para São Paulo, não deu certo, mas creio de Deus tem o melhor sempre. Acredito que ele irá brilhar muito”, diz Marília Rocha.
A mãe do atleta, Elaine, conta que teve vários desafios ao lado do atleta na carreira, e que em um certo momento, teve um contratempo familiar e Adriel ficou um ano sem treinar, em 2011. Mas retornou em 2012, e desde então, com muita luta, nunca desistiu.


Depois de muita luta entre escolinhas e algumas avaliações frustradas, em 2019, Adriel ingressou em 2019 no BNT-DF, com o técnico Gleiton, aos 15 anos. Nesse período, se destacou na Copa Satélite, em Brasília. Como o tempo passava, Adriel e a família aceitou a proposta de Geiton para transferência para o PSTC do Paraná, em Londrina, onde finalmente sua vida profissional começava a ganhar novo formato, disputando copinhas e outras competições no sub 17.

No ano de 2023, foi contratado pelo SKA Brasil, do pentacampeão mundial Edmilson, como empréstimo, em São Paulo. Mas longe demais dos amigos e de casa, não se adaptou e retornou para Londrina, no PSTC.
Nessa fase, já começou a jogar pelo sub 20, onde se destacou novamente, e sendo contratado pelo Novorizontino em março deste ano de 2024.
Atuando no momento na equipe paulista como zagueiro, tem sido fundamental para bons resultados, com boas assistências e segurança na defesa.
Assim, no próximo domingo, 10, às 20h, vai fazer o jogo mais importante da sua vida, a final (ida) contra o São Paulo no Paulistão Sub 20. O jogo de volta será no dia 15/11 e poderá sagrar Adriel como campeão paulista sub 19, um título de renome para quem lutou tanto para estar no profissional até aqui. O Blog do Amarildo deseja força, à ‘cria de Valparaíso’ em seu jogo mais importante.
E para a mãe, Elaine, tudo se resume a um sonho e muito esforço, uma grande luta, mas que mostra está valendo a pena.
Faça um comentário