Após articulação de vereador, prefeitura de Valparaíso recolhe animais de grande porte nas ruas da cidade

by Amarildo Castro

Após muitas incertezas sobre um suposto recolhimento de animais de grande porte pelas ruas de Valparaíso, agora a ação foi colocada em prática, e assim a prefeitura local, com o apoio dos órgãos ambientais da cidade e uma intensa articulação do vereador Ricardo Viana (PDT) está retirando cavalos, bois, vacas e ovelhas das ruas da cidade. Cães e gatos por horas ficam de fora.

Em um vídeo publicado nas redes sociais com participantes da cidade, o parlamentar Ricardo Viana fez uma espécie de agradecimentos e destacou que o recolhimento desses animais é uma vitória do mandato. E disse ainda que após recolhimento, os animais receberão tratamento e alimentação adequada.

No vídeo, Viana ainda convida a comunidade local para que possam denunciar a presença de animais de grade porte nas ruas da cidade, para que o órgãos competentes possam retirá-los das ruas.

Animais em foto de arquivo, pastando no bairro Rio Branco: pelas imagens divulgadas durante apreensão dos animais esta semana, o primeiro grupo seria exatamente esse da imagem abaixo, embora isso não seja oficial

Há cerca de três meses, Ricardo Viana já vinha articulando junto à prefeitura para a retirada dos animais das ruas. Ele já havia falado ainda do problema ambiental desses animais nas ruas da cidade, que destroem lixeiras e poderiam trazer proliferação de carrapatos.

No entanto, a reportagem do Blog do Amarildo apurou que a prefeitura local usou os termos da Lei Municipal de número 035, de março de 1997, que já previa apreensão, caso os animais estivessem soltos nas ruas, mas para isso, teria que oferecer condições adequadas para o recolhimento dos animais, o que teria sido feito agora, segundo esclareceu o secretário de meio ambiente, Tadeu Martins.

Porém, a reclamação desses donos era que à época, a prefeitura local teria se comprometido a construir um curral comunitário, mas isso (segundo proprietários) não foi colocado em prática.

O recolhimento

A reportagem apurou ainda que após recolhimento, o dono dos animais têm até sete dias para retirar os animais do curral, que fica atrás da Secretaria de Meio Ambiente, na Etapa D. Precisarão comprovar que são os donos, pagar pátio, multa e demais custos (se necessário) para que o animal possa ser devolvido.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário