Após polêmicas, Feira do Guará pode ter nova eleição para gerir sua associação, a Ascofeg

  • Participante de Grupo de Trabalho, que tem à frente o Governo do Distrito Federal, SindFeira convoca feirantes para assembleia no dia 17, no auditório da Administração do Guará, e entre as propostas, está a formação de um grupo para discutir eleição para o triênio 2024/2026

POR AMARILDO CASTRO

Continua rendendo e muito as polêmicas na gestão da Feira do Guará. Em outubro de 2023, uma eleição para gestão da Ascofeg, a associação que administra o local foi realizada, mas suspensa no início do ano de 2024 pelo desembargador Renato Rodovalho Scussel, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), que concedeu uma liminar suspendendo de forma provisória a eleição. Agora, mesmo que a eleição não tenha sido cancelada, após conclusão de um relatório feito por um Grupo de Trabalho, tendo à frente o GDF, o SindFeira, sindicato que representa as feiras livres do DF, distribui aos feirantes desde a última quinta-feira, dia 11 de julho, um documento convocando esses comerciantes para a apresentação desse relatório na sede da Administração do Guará. O evento será no próximo dia 17, às 9h.

No documento, chama atenção o iten 2, que diz: ‘sugestão de convocação da comissão eleitoral, triêncio 2024/2026’, dando a entender que o próprio sindicato já defende uma nova eleição depois de tantas polêmicas de denúncias de irregularidades nas últimas eleições. Mas vale lembrar que a reportagem ainda não conseguiu falar com o presidente do SindFeira, Francisco Valdenir Machado. No entanto, alguns feirantes locais, diante de tantas incertezas, até sugeriram desde maio último, que o próprio sindicato fizesse a gestão da Ascofeg até que tudo se resolvesse, o que na prática ainda não aconteceu.

Dessa forma, as incertezas continuam, e muitos feirantes aguardam por um definição. Mesmo assim, parece que uma nova eleição é quase certa.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*