Aprovada, QE 60 do Guará terá infraestrutura em até três anos e contará com duas avenidas principais

  • Nova quadra do Guará II será composta apenas por edifícios. Primeiro lote de licitação dos terrenos não obteve propostas e Terracap deve em breve, partir para a ‘segunda’ tentativa

Continua dando o que falar a implementação de mais uma quadra residencial no Guará. Depois do sucesso das chamadas ‘novas quadras, que vão de QE 48 a QE 58, agora chegou a vez da QE 60, que embora não seja uma quadra projetada para alto padrão, seria a ‘bola da vez’ na cidade.

Recentemente a Terracap, que detém o terreno, que fica atrás da QE 46 (Antiga área da Tasa), colocou um lote de terrenos em licitação, mas segundo informação da própria Terracap, não houve uma proposta formulada por parte de interessados. O órgão informou à reportagem do Blog do Amarildo que havia um único item da QE 60 do Guará, com seis lotes mistos, 7,1 mil m² de área, no conjunto “E” da quadra, mas não houve proposta para o item.

Lotes serão mistos, entre residenciais e comerciais. Em princípio, projeto contempla duas avenidas principais

A Terracap aproveitou aproveitou para informar ainda à reportagem que tem até três anos para concluir a infraestrutura do local, no entanto, não entrou em detalhes sobre os itens dessa referida infraestrutura.

O projeto urbanístico de criação da QE 60 do Guará, segundo a Novacap, foi aprovado em 25 de fevereiro deste ano de 202, pelo Conselho de Planejamento Urbano e Territorial do Distrito Federal (Conplan). A nova quadra da região administrativa terá 107 lotes. De acordo com o projeto da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), 92 unidades são de uso misto, o que permitirá a atração de novos empreendimentos imobiliários e a criação de empregos para a população. Uma vez pronta, poderá abrigar pouco mais de 8 mil habitantes. São, ao todo, 28,24 ha de área.

Área da QE 60 fica atrás da QE 46, antiga área da Tasa

“Só se combate a ocupação desordenada e irregular do solo com a criação de novas áreas que passem pelos processos de licenciamento urbanístico e ambiental, respeitando o Plano Diretor. Portanto, a aprovação do projeto urbanístico da QE 60 do Guará é mais uma boa notícia para o DF, que minimizará, de forma correta, o déficit habitacional existente em Brasília”, explica o presidente da Terracap, Izidio Santos.

O projeto conta com duas avenidas comerciais, onde se concentrará o comércio do bairro, permitindo que os moradores acessem os serviços cotidianos a pé. A proposta é integrar novas unidades residenciais a uma variedade de comércios, serviços e opções de lazer, promovendo a vitalidade urbana. Esse tipo de empreendimento é projetado para atender às necessidades dos seus moradores, privilegiando os deslocamentos a pé. 

Os lotes onde o uso residencial é permitido, por exemplo, ficam a menos de 200 m de uma praça, ou seja, os moradores terão uma área pública a no máximo de três minutos de caminhada. Além disso, a quadra terá ciclovias em todas as ruas que circundam a área, garantindo a boa mobilidade por ciclistas.

Outra peculiaridade da QE 60 que trará qualidade de vida aos moradores é a localização: muito próximo à Epia, o que facilita o acesso da população ao local, assim como a proximidade ao Parque Ecológico Ezechias Heringer.

Próximos passos

O projeto agora segue para aprovação por Decreto Governamental. Uma vez emitida a Licença Ambiental para o empreendimento, poderá ser encaminhado para registro cartorial pela Terracap.

Proximidade com o Parque do Guará chama atenção

Além da novidade por ser uma nova quadra na cidade, a QE 60 chama ainda atenção por fazer limite com o Parque do Guará. Muitos moradores demonstram alguma preocupação coma a área verde ao lado dessa nova quadra, e já questionam se a quadra será boa para o parque ou se irá piorar a situação do local, hoje bastante degradada. Mas isso só o projeto de compensação ambiental, que deve ser apresentado pelo próprio governo local dirá.

Há pouco mais de cinco anos o governo local recuperou o cercamento do parque, mas devido à falta de vigilância, a cerca foi furtada em várias partes, inclusive em frente à área da futura QE 60.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*