Arquicelso Bites tem nome ‘imortalizado’ na Câmara de Valparaíso

Com proposição de Plácido Cunha, plenário do Legislativo agora leva o nome do ex-vereador, vítima da covid-19 este ano

Por Amarildo Castro – A família Bites, uma das mais tradicionais de Valparaíso Goiás, viveu na última terça-feira, 15, dia do aniversário da cidade um momento ímpar. Embora tenha sido muito abalada com a perda do ex-vereador Arquicelso Bites em março deste ano, vítima da covid-19, agora o nome do ex-presidente da Casa vai ficar gravado para sempre na entrada do plenário do Legislativo. Com proposição de atual presidente, Plácido Cunha (Avante), o espaço de reunião, sessões e debates entre vereadores da Câmara leva agora o nome de Arquicelso. O evento para descerrar a placa foi realizado na manhã do último dia 15 e contou com a presença da maioria dos vereadores locais, do prefeito Pábio Mossoró (MDB), da ex-prefeita Lucimar Nascimento, do deputado federal Rubens Otoni (PT), irmãos e familiares de Arquicelso e muitos amigos do tão querido ente da família Bites, agora no plano do Deus.

Durante o evento, vereadores, o prefeito de Valparaíso e familiares de Arquicelso, além do deputado Rubens Otoni falaram sobre a importância da homenagem prestada pelo Legislativo. Amigo do ex-parlamentar desde a juventude, o ex-vereador Silvano (PT), que assumiu a vaga de Arquicelso na Câmara em 2002, quando o então vereador foi chamado para um cargo fora do Legislativo, disse que desde o início já aprendia com Arquicelso, porque ele à época era um dos mais atuantes na Câmara. “Foi uma responsabilidade muito grande assumir aquela vaga, porque ele era muito atuante, e sentar naquela cadeira naquele momento deu um certo medo de não corresponder à altura de Arquicelso, mas no fim, ele mesmo me ajudou a ser um bom vereador”, disse Silvano.

O parlamentar Alceu do Alternativo (PP) também lembrou da importância de Arquicelso para a cidade. “Desde minha época da batalha por um transporte melhor Arquicelso já estava com a gente, era atuante, não deixava passar em branco um só tema de relevância na cidade, por isso, essa homenagem é mais que merecida”, citou Alceu.

Emocionado, o irmão de Arquicelso, Antônio Bites, ao lado de outro irmão, Arquicias, era um dos mais emocionados. “A gente fica muito feliz em ver que a atual legislatura valoriza a história da cidade, e vejo esta homenagem como uma das mais justas para a cidade”, citou. Berilo, presidente do PT local também marcou presença e discursou lembrando a memória de Arquicelso.

Por último, tanto o prefeito Pábio Mossoró, quanto o presidente da Câmara, vereador Plácido Cunha lembraram que para construir uma cidade não é preciso apenas vontade, é preciso ainda coragem, força e disposição, atributos que Arquicelso tinha de sobre em sua trajetória política. “Eu nunca andei politicamente com o grupo do PT (ainda) em Valparaíso, mas entendo a importância dele para essa cidade, e Arquicelso foi um exemplo disso”, comentou.

GALERIA DE FOTOS

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*