Arraiá da Santíssima Trindade faz sucesso no Guará 2

by Amarildo Castro
  • Evento, que foi realizado entre os dias 11 e 13 de deste mês de julho no estacionamento da Paróquia Santíssima Trindade, no Guará 2, faz parte do projeto Circuito Padroeiro, que movimenta cultura popular com mais de 40 atrações artísticas, acesso gratuito e valorização de talentos locais em todo o DF

POR AMARILDO CASTRO

Foi um grande sucesso o chamado Arraiá da Santíssima Trindade, evento realizado neste fim de semana no estacionamento da paróquia que leva o mesmo nome, na QE 42/44 do Guará 2. Por ali, entre os dias 11 e 13, diversas bandas passaram pelo palco, quem compareceu, pôde aproveitar as guloseimas das diversas barraquinhas e comidas típicas, ver uma imensa fogueira (de verdade) ser acessa pelos organizadores, além de quadrilhas juninas com os participantes dos frequentadores da Santíssima Trindade.

O casal de catequese, Pietro e Ana Luisa, que fizeram o papel do noivos na apresentação de quadrilha junina no sábado, 12

O ex-administrador Joel Rodrigues: “Esse tipo de evento é ótimo para a família”

O Blog do Amarildo esteve presente no local no sábado, dia 12, além de colaborar com a divulgação da festa em geral. No caso do sábado, uma das atrações foi a apresentação da quadrilha junina infantil, com a garotada da catequese. O pequeno Pietro e a menina Ana Luisa protagonizaram o casal que fez a cerimônia do noivos, tudo uma graça!.

Evento contou com a presença de muitas famílas

“É muito importante a realização desses arraiás nas paróquias, e aqui na Santíssima Trindade já é uma grande tradição, está muito bonito e gosto de ver a comunidade valorizando”, disse o ex-administrador do Guará, Joel Rodrigues, que marcou presença.

O evento atraiu ainda muitas lideranças locais, como o presidente da Asfecab (Feira do Sia) Isaac Naves, que marcou presença com sua esposa, Ila Maria, e aproveitou para elogiar: “Um evento maravilhoso, comida boa, sucesso de público, tudo muito bom”.

O presidente da Asfecab, Isaac Naves, com a esposa Ila Maria: “Tudo muito bem organizado”

Os eventos do Circuito julho no DF vão continuar e prometem ser de muito forró, cultura e celebração comunitária. O trabalho tem o apoio do deputado Hermeto, que garante verba para colaborar com os custeios dos eventos, incluindo bandas, estruturas e outras depesas.

O projeto teve início na sexta-feira (11), o Circuito Padroeiro Centro-Oeste, um projeto cultural que levará nove dias de festa junina gratuita a três comunidades religiosas do Guará I, Guará II e Lúcio Costa. A iniciativa é realizada pelo Instituto Gravatá Amarelo com fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec).

Evento tem ap

Com previsão de público de 500 pessoas por dia, o circuito contará com uma programação repleta de atrações locais e regionais, entre bandas, trios de forró e artistas populares. Ao todo, mais de 40 apresentações estão previstas em três fins de semana consecutivos, com destaque para nomes como Toin do Forró, Chic Tá Bacana, Gutto Martins, Ana Hellen e Luana Vanessa.

As apresentações acontecem nas seguintes datas e locais:

11 a 13 de julho – Paróquia Santíssima Trindade (Guará II, já realizado)

01 a 03 de agosto – Capela São José (Lúcio Costa / Guará I)

15 a 17 de agosto – Capela da Comunidade São José (Guará II)

Além dos shows, o evento promove o fortalecimento da economia criativa, com geração de renda para produtores culturais, artistas, técnicos e prestadores de serviço da cadeia produtiva de eventos. A organização estima a contratação de mais de 300 profissionais para as ações do projeto.

Cultura, fé e solidariedade

O Circuito também tem uma proposta social. Durante os dias de evento, haverá um ponto de coleta voluntária de alimentos não perecíveis, que serão doados às paróquias participantes para ações de assistência a famílias em situação de vulnerabilidade.

O projeto é uma continuidade do sucesso do Arraiá da Santíssima, realizado pela primeira vez em 2023, que reuniu centenas de pessoas em uma celebração que uniu música, gastronomia e tradições populares. “Nosso objetivo é valorizar a cultura do Distrito Federal, dar visibilidade aos nossos artistas e promover espaços de convivência e pertencimento nas comunidades religiosas e vizinhanças do Guará”, explica Samuel Andrade, presidente do Instituto Gravatá Amarelo.

O espaço este ano contou com infraestrutura completa e acessível, incluindo banheiros adaptados e audiodescrição para pessoas com deficiência visual. Toda a programação é 100% gratuita, com estrutura pensada para receber famílias e pessoas de todas as idades.

GALERIA DE FOTOS DA ARRAIÁ SANTÍSSIMA TRINDADE (VISITA DO BLOG DO AMARILDO EM 12.7)

Postagens relacionadas

Deixe um comentário