Arte e Natureza em exposição no Varjão

Após 12 oficinas de conteúdo artístico e educação ambiental promovidas pelo Ateliê Anjico, alunos do CEF 01 exibem para a comunidade as obras criadas. A abertura da exposição acontece no próximo sábado (24/9), das 8h às 12h. Com acesso gratuito, visitantes poderão participar de minicursos de desenho e reciclagem. A iniciativa é patrocinada pelo FAC/DF. A mostra permanece até 7 de outubro

Tudo começou em 17 de maio. Agora, após 12 oficinas promovidas pelo Ateliê Anjico, sob coordenação das arte-educadoras Mangala Bloch e Andressa Coelho, os estudantes do Centro de Ensino Fundamental (CEF)  01 do Varjão, que participaram do projeto ‘Aprendendo com Arte e Natureza’, estão prontos para realizar a própria exposição e exibir à comunidade escolar as obras criadas nas últimas semanas. A abertura da exposição acontece no sábado (24/9), das 8h às 12h. Com acesso gratuito, os visitantes poderão ainda participar de quatro minicursos de desenho, pintura, plantio e reciclagem de materiais para confecção de brinquedos e outros objetos. A iniciativa é patrocinada pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF) — por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec/DF). A mostra permanece até 7 de outubro.

O projeto atendeu cerca de 50 alunos, de oito a 11 anos, promovendo oficinas direcionadas a uma produção artística dedicada à conscientização sobre o meio ambiente, totalizando 48 horas/aula em complemento ao ensino escolar. No último encontro, no dia 15 de setembro, as crianças fizeram uma visita guiada à exposição ‘Sonho de amor’, do pintor russo Marc Chagall, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde puderam buscar as referências finais antes da abertura da própria mostra de arte. “Foi uma jornada incrível: de muito aprendizado e criatividade. É fascinante e motivador perceber a curiosidade e o talento criativo das crianças a cada encontro. Ao longo de 12 oficinas, trabalhamos temas diversos, desde os desenhos mais simples à pintura de camisetas, passando ainda por reciclagem de objetos e plantio de mudas.

Agora, é hora de organizar toda a vasta produção dos estudantes e exibir para a comunidade no dia 24″, comenta Mangala Bloch, idealizadora do projeto. Ela é artista plástica formada pela UnB e fez o curso de educação ambiental na Escola da Natureza. Em 2008, criou o Ateliê Anjico, onde desenvolve trabalho de arte-educação-ambiental.

Desenvolvida ainda na fase pandêmica, a iniciativa exigiu especial dedicação das realizadoras, mas os resultados parecem especialmente satisfatórios. “Não é fácil trabalhar de máscara, durante horas, e seguir diversos outros protocolos sanitários em turmas com mais de 20 crianças. Felizmente, graças ao preparo e empenho de todos os envolvidos, as coisas funcionaram bem e atingimos os objetivos. O período sem aulas presenciais, devido à fase mais dura da pandemia, deixou os estudantes bastante desamparados. Participar desta retomada, tratando de arte e meio ambiente, parece algo histórico e digno de orgulho”, festeja Andressa Coelho, cientista ambiental formada pela UnB, que atua com arte e educação há 12 anos, com passagens por diversos espaços formais e informais, além de algumas instituições públicas de ensino, elaborando e executando projetos de sustentabilidade.

Para a professora Fabiana Martins, à frente de uma turma do 4º ano do CEF 01 do Varjão, o projeto aliou alegria e valioso aprendizado à rotina da escola. “Uma vez por semana, no dia das oficinas do projeto, todos demonstravam especial interesse e participavam com alegria das atividades. Havia momentos de uma certa bagunça, o que faz parte do processo, mas também foram criadas belas obras. É algo importante para o incremento do currículo escolar. A visita ao CCBB foi uma experiência marcante, uma oportunidade única de apreciar um artista consagrado de renome mundial. É algo que as crianças levarão por toda a vida”, comenta.

De fato, o público alvo do projeto ‘Aprendendo com Arte e Natureza’ demonstra satisfação com a participação na iniciativa e revela grande expectativa para a realização da própria exposição de arte. “Foi muito legal! Sempre aprendemos coisas novas. Estou feliz em mostrar para minha família os desenhos e pinturas que criei”, diz Bruna Tawany, 9 anos, aluna do 4º ano, frequentadora do CEF 01 do Varjão desde a pré-escola. “O mais interessante foi aprender sobre as artes, mas teve ainda a roda de conversa e as brincadeiras que gostei bastante. A tia disse que somos artistas. Acho que a exposição será muito bonita”, completa o colega de turma Mateus Santos, também de 9 anos.

“Este é o sexto ano em que o Ateliê Anjico se faz presente no CEF 01 do Varjão. Esse trabalho com as crianças é sempre uma oportunidade de muita alegria e aprendizado. Além dos minicursos abertos à comunidade e das peças produzidas pelos estudantes, a exposição contará com fotos mostrando os processos e atividades realizadas nas oficinas. Será um grande dia. Espero que todos compareçam e curtam bastante”, convida Mangala Bloch.
As atividades semanais do projeto ‘Aprendendo com Arte & Natureza’ podem ser vistas nas redes sociais do Ateliê Anjico — Instagram e Facebook —, com diversas imagens e textos detalhados sobre os temas trabalhados. Será ainda lançado um mini-doc em formato digital, com duração de até 10 minutos e legenda closed caption em português, sobre o desenvolvimento da iniciativa.

SERVIÇO
‘Aprendendo com Arte & Natureza’
Onde:
 CEF 01 do Varjão
Quando: de 24 de setembro a 7 de outubro
Abertura: sábado (24/9), das 8h às 12h
Do que se trata: exposição de fotos do projeto e de obras das alunas e alunos após 12 oficinas de arte e educação ambiental
Rede sociais: Instagram (@atelieanjico) e Facebook (@atelieanjicodf)
Contatos para entrevista: Ateliê Anjico (Mangala Bloch – 061-9-8306-5811) e Andressa Coelho (061-9-9232-9249)
Crédito das fotos: Alexandre Almeida/@maranhao.guia

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*