Arte: em projeto de revitalização do centro, prédio de 12 andares ganha novo mural feito por artista de Campinas

A obra “Sob Um Céu de Andorinhas” de Estela Luz é uma homenagem à Campinas e leva mais cores para uma das avenidas mais movimentadas da cidade

O cenário artístico da cidade de Campinas está comemorando dois marcos. Esse é o segundo mural em empena lateral de um prédio da cidade, e também, a primeira vez que esse tipo de trabalho é feito por uma artista mulher e uma equipe de produção feminina.

Em uma homenagem à Campinas, reconhecida como “Cidade das Andorinhas’, a artista visual, muralista e ilustradora Estela Luz (@estelaluz.art), com o apoio da produtora de arte urbana Gentilização, leva uma pintura gigante de uma garotinha que pinta um céu de andorinhas que tomam vida, na lateral de um prédio de 12 metros na Av. Francisco Glicério, nº 641 (Centro, CEP 13012-000). Estela também é professora de artes visuais e já teve obras expostas em edições do Campinas Decor e na Mostra + Sustentável, sendo possível visitar suas obras na Fundação Síndrome de Down de Campinas e no Instituto Cândido Ferreira.

“A imagem retrata figurativamente o poder que a arte tem de curar o mundo. A arte consegue nos sensibilizar para problemas ao nosso redor e nos incita a agir em prol do futuro que queremos. Campinas é conhecida como a Cidade das Andorinhas, mas hoje essas andorinhas já não são tão presentes. Essa ilustração é um lembrete do que estamos perdendo e precisamos urgentemente resgatar”, conta a artista.

O mural, que foi contemplado pelo Edital PROAC 2022, permanecerá visível em longa distância e será de grande destaque na paisagem urbana, contribuindo com as ações de revitalização da região central. 

Segundo Vera Nunes, CEO da Produtora Gentilização, que assina a produção do mural, pinturas em espaços públicos são formas de transformar a cidade em uma grande galeria de arte, proporcionando que todos, sem distinção, possam usufruir da produção artística. 

“Diferente de obras expostas em museus e galerias, a empena se fará presente no cotidiano da cidade. Um mural deste tamanho cria um impacto visual na cidade e leva pessoas a terem contato com as artes visuais no meio da correria do dia a dia, sugerindo um respiro no meio da rotina. A arte também é uma ferramenta para revitalização urbana”, explica.
 
Especializada em artes em grandes proporções, desde 2015 a Gentilização produz murais em todo o Brasil e viabiliza produções artísticas que sugerem um olhar de maior conexão e gentileza para o asfalto das cidades. 

A Gentillização
A Gentilização é uma produtora de artes públicas de grandes proporções, como murais e empenas, fundada por Vera Nunes Santana, produtora de arte, apresentadora e especialista em projetos. Com o intuito de ampliar o acesso à arte e gerar impacto social, a Gentilização viabiliza produções artísticas que sugerem um olhar de maior conexão e gentileza para o asfalto das cidades. Por meio de uma curadoria artística apurada, voltada sobretudo para artistas decoloniais, utiliza a arte pública como ferramenta de manifestação.
https://www.instagram.com/gentilizacao/

Texto e foto: colaboração de Sistema PR

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*