Arthur Nogueira: “Quem teve votos no Guará será cobrado por emendas parlamentares”

Novo gestor do Guará fala das demandas da cidade, garante que Feira do Guará vai ganhar 100 novas vagas de estacionamento e explica que cidade não perde com afastamento de Ibaneis porque Celina segue trabalho do mandatário

POR AMARILDO CASTRO (TEXTO E FOTOS)

O início de ano para o Guará, uma das cidades regiões administrativas que teve a indicação de um novo administrador parecia que ia muitíssimo bem com a indicação feita pelo próprio governador Ibaneis Rocha (MDB), mas que por conta dos atos antidemocráticos que culminaram com uma quebradeira na Praça dos Três Poderes, acabou sendo afastado pelo ministro Alexandre de Moraes. Assim, o que parecia tudo definido no Distrito Federal neste início de ano, retoma como uma espécie de recomeço, com a vice, Celina Leão(PP), assumindo o cargo de governadora do DF (interina) nos próximos três meses. Assim, vem a pergunta: no caso do Guará, como fica a gestão local?

A reportagem do Blog do Amarildo e Jornal Cidades Hoje fez uma breve análise da situação local, assim como conversou também com o administrador Arthur Nogueira, que foi indicado pelo próprio Ibaneis para comandar o Guará.

“Estou muito tranquilo, e fazendo minha parte normalmente assim como já vinha fazendo antes dessa questão política, com o afastamento do governador. Para nós aqui da administração não vai mudar porque acreditamos na força da Celina Leão também, é uma equipe, ela foi eleita com o Ibaneis, então está nos dando todo o suporte. Estivemos com a Celina na terça-feira, dia 10 e ela nos deixou, nós administradores, absolutamente tranquilos, então o cronograma de trabalho não muda”, disse o administrador.

Ele adiantou que Celina vem ao Guará no próximo dia 19 para a inauguração de campos sintéticos, e que vai voltar à cidade logo em seguida, no dia 24 ela retorna para inauguração de outros três campos.

Obras pela cidade

Assim como no Governo de Ibaneis Rocha, as obras que vinha sendo tocadas na cidade continuam normalmente, incluindo as novas calçadas. No entanto, o administrador relatou à reportagem que em relação à obra que vinha sendo executada no estacionamento da Feira do Guará vai sofrer uma readequação porque há uma reclamação de moradores na cidade sobre a retirada de parte das vagas de estacionamento, assim, o GDF vai criar outras 100 novas vagas no gramado que fica em frente ao Fórum do Guará. A proposta tem como objetivo também atender a uma demanda futura, pois a chamada Feirinha do Carrefour, que fica em frente ao hipermercado de mesmo nome, no Park Sul, deve ser transferida nos próximos meses para esse mesmo espaço atrás do Fórum. Assim, garante o administrador, a intenção é fazer um complexo maior de feiras na região onde hoje já existe a Feira do Guará e a Feirinha de Móveis, esta última, funciona também ao lado do Fórum.

Administrador garante que nada muda no Guará com Celina Leão no GDF

O administrador citou ainda que na última sexta-feira, dia 13, participou de uma reunião com vários órgãos do GDF, incluindo representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) para que avaliassem uma nova forma de atender melhor aos visitantes da Feira do Guará, assim ficou definido que será aberta 100 novas vagas de estacionamento.

Arthur disse que dentro do GDF, secretários e pessoas com cargos de confiança estão focadas no momento no ‘Governo Celina Leão’, nesses dias em que todos deixaram Ibaneis livre para cuidar da defesa dele. Assim, tudo, como já era previsto, fica a cargo da Celina, e que ela não vai de forma alguma decepcionar. “É uma pessoa que conhece bem os trâmites da GDF e da política, então não tem porque ficar preocupado, ela está nos dando todo o aporte necessário, e o governador cuidando apenas da defesa dele”, informou Arthur.

Praças e parquinhos

Questionado sobre a continuidade de obras em praças e quadras esportivas, trabalho que foi iniciado pelo ex-administrador Roberto Nobre, que deixou o cargo no último mês de dezembro, Nogueira garantiu que a Administração do Guará vai sim continuar essas obras, mas que só poderá fazê-las após o mês de março, quando começam entrar recursos em caixa. Assim, a intenção é fazer a reforma de todas as praças e parquinhos que ainda carecem de melhorias. Ele cita que já andou pela cidade várias vezes, inclusive com a deputada Dayse Amarílio (PSB), e que está levantando recursos para atender a todo e qualquer tipo de demanda.

Arthur cita que vários deputados já se manifestaram em enviar verbas para o Guará, e que não vai deixar de executar nenhuma emenda de qualquer deputado que seja. “Aqui a gente vai atrás de todos os deputados que tiveram votos na cidade, sou indicado por Ibaneis Rocha, então todos os deputados distritais podem investir aqui no Guará que serão todos muito bem-vindos”, cita o administrador.
Ele ainda lembra que o federal Gilvan Maximo (Republicanos) é o padrinho oficial do Guará. O acordo foi feito entre o próprio parlamentar com o governador Ibaneis (agora afastado) logo no início da atual gestão. Assim dos R$ 32 milhões os quais o parlamentar tem direito, boa parte deve ser destinado ao Guará.

Por fim, o novo administrador disse à reportagem do Blog do Amarildo que a Administração do Guará além de não parar nenhum trabalho, mesmo com o atual momento político, vai é intensificar todos os trabalhos na cidade. E prova disso, é que trabalha pesado inclusive aos sábados, com operações diversas pela cidade.

Elogiado por lideranças

A desconfiança que a comunidade do Guará havia demonstrado no nome de Arthur logo após a nomeação, logo na virada do ano, praticamente foi por ‘terra’. Ao menos no que depender das conversações nas redes sociais. Em entrevista ao programa Guará Vivo, do comunicador Joel Rodrigues no último dia 8, as principais lideranças da cidade questionaram as demandas do Guará aos administrador, que se saiu muito bem nas respostas. Em seguida, foi bastante elogiado nas redes sociais.
Nogueira falou sobre sua forma de trabalho, que prefere as ruas, e falou como resolver as demandas mais críticas do Guará, indo desde o meio ambiente, passando pela segurança, esporte, cultura e manutenção da cidade.

Agora todos esperam que mesmo com a troca de comando do GDF, o Guará continue com a expectativa de um bom governo local.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*