Associação dos Oficiais das PM-DF reage ao discurso do deputado Sardinha e divulga nota de repúdio

Após discurso do parlamentar na última terça-feira, 15, quando acabou sendo irônico com a Polícia Militar do DF. Abaixo, veja a nota:

NOTA DE REPÚDIO

A Associação dos Militares Estaduais do Brasil – AmeBrasil, torna público o seu repúdio ao discurso do Deputado Distrital Reginaldo Sardinha, proferido no plenário da Câmara Distrital do DF, na data de ontem 15/02/2022.

Ao insultar a Polícia Militar e os seus integrantes, o referido parlamentar demonstrou estar desinformado e principalmente não conhecer a segurança pública do Brasil.

Alheio à verdadeira função de um parlamentar, o Deputado Sardinha faz exatamente o contrário, ao denegrir uma instituição, menosprezando-a e tentando colocá-la menor que outra. Isso só prova que não está preparado para exercer a nobre função pública.

Ao desrespeitar a Polícia Militar, atinge de maneira irresponsável milhares de homens e mulheres, familiares e toda a sociedade, a verdadeira razão e para quem a corporação trabalha e se entrega diariamente.

Não é intenção dos policiais militares fazer concurso para outras instituições, mas ser respeitados pelo excepcional trabalho que fazem, garantindo a segurança de todo o DF, inclusive da Câmara Legislativa e seus integrantes, como já fez inúmeras vezes.

Se fosse um verdadeiro policial, que enfrenta o crime olho no olho, o deputado não teria se pronunciado de uma maneira tão infeliz e respeitaria um pouco mais aqueles que estão nas ruas e morrem defendendo a sociedade.

Nós da PMDF, temos extremo orgulho da nossa instituição e do que fazemos, mas isso, certamente o Deputado jamais saberá o que é.

Brasília – DF 16 de fevereiro de 2022.

Marcos Antônio Nunes de Oliveira – CEL RR PMDF

Presidente Amebrasil

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA NOTA DE REPÚDIO

Par corporação, discurso do parlamentar é ofensivo aos policiais militares

Comentário infeliz do Deputado Distrital Reginaldo Sardinha, no Plenário da CLDF, é repudiado pela Corporação da PMDF

Na Sessão Ordinária da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) desta terça-feira (15/02/22), durante a votação de um projeto de lei que institui o auxílio fardamento para a PM, o Deputado Distrital Reginaldo Sardinha (Avante), em um aparte infeliz, afirmou o seguinte: “Agora, nós sentimos [sic] orgulhosos toda vez que a PM quer ser igual à Polícia Civil”.

A declaração do referido parlamentar distrital foi recebida com legítimo descontentamento pela PMDF. Porém, logo em seguida, a fala do Deputado Sardinha foi rebatida com justos argumentos pelo Deputado Distrital Roosevelt Vilela (PSB), parlamentar este que conta com notáveis e honrosos serviços às forças de segurança pública do DF e à população brasiliense.

Em virtude disso, a Diretoria da Associação dos Oficiais da Polícia Militar do Distrito Federal parabeniza a defesa do Deputado Roosevelt Vilela e faz, de suas palavras, o próprio discurso da ASOF, como resposta ao infeliz comentário do Dep. Sardinha.

Assim se pronunciou o Deputado Roosevelt Vilela na ocasião: “Eu sou obrigado a me ombrear aos dois colegas que me antecederam e pedir ao Deputado Reginaldo Sardinha, porque eu sei que, no calor da discussão, acabou falando alguma coisa a mais, que se retrate também, porque essa ordem, essa fala de que policial militar tem que fazer concurso da Polícia Civil, essa ordem está errada, Deputado Sardinha. Tanto que nós estamos aqui discutindo benefícios que são oriundos da carreira militar para a carreira de policial civil. […] Eu poderia, por exemplo, Deputado Reginaldo Sardinha, com todo o respeito a Vossa Excelência, falar para o senhor fazer concurso para a Polícia Civil, porque o senhor é policial penal […]. Eu não vou falar sobre isso. O policial militar e o bombeiro militar são de nível superior. Eu sou bacharel em Direito, sou mestre em Administração Pública e nunca quis e nunca fiz concurso para nenhuma outra força de segurança pública. Eu sou muito feliz em ser bombeiro. Eu tenho a certeza de que os meus [amigos] policiais militares estão extremamente felizes. Eles só querem um tratamento isonômico e igualitário para defender a sociedade com dignidade”.

A ASOF/PMDF também faz suas as palavras da nota de repúdio da Caixa Beneficente da Polícia Militar do DF (CABE/PMDF), datada de ontem, em resposta ao Dep. Sardinha, cujo conteúdo textualmente diz o seguinte:

“Tais palavras [do Dep. Sardinha] expressam extremo despreparo do parlamentar ao tratar de agentes de segurança pública e total desconhecimento da qualificação dos homens e mulheres integrantes que honram pertencer à instituição PMDF. Desconhece o parlamentar que os membros da PMDF são submetidos a um dos concursos públicos mais concorridos do Brasil, que selecionam integrantes extremamente preparados e interessados na missão de defender a sociedade. Desconhece o parlamentar, também, que a formação dos membros da PMDF lastreia-se em cursos de formação, tanto dos oficiais como dos praças, cuja rigidez e tecnicidade gera a equiparação a curso superior, diferentemente de outros órgãos. Ou seja, a PMDF não quer ser PCDF. Deveria o parlamentar expressar o orgulho de todos os membros das instituições policiais de pertencer a suas instituições que possuem tipos e modelos distintos, mas igualmente importantes. Ao invés de incitar a rivalidade e o ódio, deveria o parlamentar pesquisar e tomar conhecimento de que a PMDF é uma polícia do tipo gendarme – termo que vem do francês e significa “gente de armas” –, que são as polícias de cunho militar. Todas as polícias militares do mundo são desse tipo e têm como base a presença ostensiva e a prevenção dos crimes, com funções e atribuições totalmente distintas da PCDF e, portanto, sem hierarquia ou submissão. A PMDF e seus integrantes não querem ser policiais civis, mas sim querem ser ouvidos, ser dignamente representados e, acima de tudo, respeitados. Disto, a CABE/PMDF lamenta a afirmação do parlamentar, que, carregado de preconceito e despreparo, externa uma face de ódio e merece ter por todos os integrantes da PMDF total repúdio a essa desrespeitosa manifestação contra a família PMDF”.

Ademais, a ASOF/PMDF promoverá a competente representação à Mesa Diretora da CLDF em desfavor do Dep. Sardinha, pela quebra do decoro parlamentar, em especial por ferir o disposto no artigo 3 (incisos I, II e IX) e no artigo 6 (incisos I e XI) da Resolução nº 110, de 17 de maio de 1996, o Código de Ética e o Decoro Parlamentar da CLDF, em vigor.

Brasília (DF), 16 de fevereiro de 2022

ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA POLÍCIA MILITAR DO DF

(ASOF/PMDF)

CLSW 302 Bloco B Loja 45 – subsolo – Edifício Park Center Sudoeste – Brasília-DF / CEP: 70.673-612 Telefone: (61)3242-4518 / www.asofpmdf.com.br

FÓRUM DAS ASSOCIAÇÕES REPRESENTATIVAS DOS POLICIAIS MILITARES E DOS BOMBEIROS MILITARES DISTRITO FEDERAL

ASSOFBM- ASSOR/PM/BM– CABE/PMDF – CAP – CIFAIS – CLUBE DOS BOMBEIROS – COPM – COCBMDF -OSIDEMCI

Prestando Contas aos Policiais e Bombeiros Militares do DF

Ontem, dia 15/02/2022, foi aprovado na CLDF dois projetos de lei que concedem benefícios de alimentação e de fardamento para a PCDF. Sem entrar no mérito da proposta aprovada o Fórum vai se deter apenas na análise das atuações do Governador do DF, dos nossos parlamentares Distritais e das lideranças formais dos Militares do DF.

Sobre o nosso Governador foi ratificada a sua conduta de total discriminação e desamparo para com as forças militares. De onde menos esperamos é de onde nada vem! Sobre a atuação dos nossos parlamentares distritais fica patente a frustração dos policiais militares e bombeiros militares em relação ao Deputado Guarda Jânio e, principalmente, com o Deputado Hermeto.

O Hermeto se elegeu pela união da PMDF em torno do seu nome e agora abandona a corporação no seu momento mais delicado em termos de recomposição salarial. Constatamos estarrecidos um posicionamento omisso e desrespeitoso para com a nossa PMDF. Ele só se interessa na redução de interstícios achando que vai ter a fidelidade eleitoral dos beneficiados, ledo engano.

A nossa grata surpresa é a atuação do Deputado Roosevelt que tem tentado suprir essa omissão explícita do Hermeto que há muito nos abandonou à nossa própria sorte. Ontem o Deputado Roosevelt chegou a solicitar ao Deputado Hermeto que ele retirasse o projeto da pauta até que o GDF enviasse um projeto corrigindo a questão da coparticipação e da indenização de moradia proposta pelo Deputado Roosevelt em reunião com as associações na semana passada.

Nessa famigerada sessão tivemos a nota triste de um parlamentar que, de tão pequeno se chama Sardinha. Mas, tem complexo de superioridade e de identidade. Suas palavras ofensivas nada valem porque não têm a capacidade de nos atingir como profissionais e como instituição. É desprovido de competência para atingir tal objetivo. Jamais conseguirá nos atingir de verdade! É insignificante demais para isso.

A nota preocupante desse processo é que constatamos uma anomia das nossas lideranças formais nesse contexto de negociação. Nossos líderes estão inertes e sem o empenho requerido nesse processo. As injustiças no pagamento das indenizações de moradia, da coparticipação e da adequação da nossa lei de pensões estão aí para justificar nosso descontentamento.

Na época do EX-CMT Azevedo ele sempre convocava as Associações e de forma conjunta desenvolvíamos as estratégias e ações táticas para atingirmos nossos objetivos. Por isso tivemos duas readequações de efetivos e alterações, no Congresso Nacional, da lei de vencimentos.

Estamos sem um parlamentar Policial Militar para defender nossas causas, estamos com um Governador que nos discrimina e nos desampara, além de estarmos sem o engajamento necessário dos nossos líderes.

Estamos entregues à própria sorte e aos heróis oportunistas que vão surgir dessa crise. Deus nos acuda!

Mauro Manoel Brambilla – Cel REF PMDF

Coordenador do Fórum

A reportagem do Blog do Amarildo ainda não ouviu Sardinha, mas o espaço está aberto ao parlamentar

Foto: reprodução foto oficial de Sardinha no site da CLDF

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*