Milhares de foliões marcaram presença no local no domingo, 19, com a presença da Batucada Raparigueiros e Banda Imagem
Em mais um desfile de grande sucesso no Distrito Federal, o Bloco dos Raparigueiros provou que ganhou de vez a simpatia dos brasiliense, se tornando referência carnavalesca na cidade. Assim, com uma multidão no Eixo Monumental, na altura da Torre de TV, e com duas bandas, a Imagem e a Batucada Raparigueiros, o evento até agora foi um dos maiores embalos de carnaval na cidade, reunindo, segundo organizadores, 120 mil mil pessoas em cerca de quatro horas de evento.

“Muito feliz, a gente esperava há muito tempo por uma festa dessas”, disse um dos organizadores, Jean Costa, que marcou presença no evento levando ainda a sua família e amigos. Ele citou que é muito trabalhoso a realização, mas valeu a pena.

Além da festança tradicional, o desfile Raparigueiros trouxe como novidade neste carnaval a inclusão para os portadores de deficiência visual em parceria com ABDV – Associação Brasiliense de Deficientes Visuais, com o intuito de proporcionar mais acessibilidade para quem tem necessidades especiais, assim como aumentar a inclusão social.
“Queremos que as pessoas com essa deficiência tenham mais autonomia e saibam que quando chegarem no nosso Bloco tenham um atendimento especial”, afirmou Jean.

A ideia é simples, mas garante acessibilidade a uma das melhores formas de entretenimento coletivo trazendo esse grupo para a folia, além de beneficiar cegos e pessoas com baixa visão, a descrição da imagem também facilita a compreensão por pessoas com dislexia, deficiência intelectual ou déficit de atenção. Criamos um espaço também especial para receber os PCDs com orientações e monitores para garantir inclusão de verdade e segurança para esse grupo.

“Afinal, diversidade é convidar para a festa e inclusão é convidar para nossa folia, além desse serviço teremos ainda também 02 interpretes em libras, para traduzir a letra das músicas para os foliões com dificuldade auditiva” esclarece Costa.

ABDV – Associação Brasiliense de Deficientes Visuais lançou no evento uma camiseta alusiva ao evento e a parceria, cerca de 50 pessoas devem para do Bloco.

Segurança
Embora os foliões este ano estão dando mais ‘trabalho’, a segurança destacada pelo Governo do Distrito Federal, assim como contração de reforço particular, também foi um dos destaques do evento. Por ali, no evento, cerca de 200 policiais fizera a guarda.
O projeto tem recursos financeiros do FAC, Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
GALERIA DE FOTOS







