- Blog do Amarildo entre numa espécie de campanha para outras melhorias nesta importante avenida. Canal que oferece risco de morte é um dos motivos dessa ‘campanha’
A obra do novo viaduto sobre a BR 040, que enfim, começa a avançar depois de entraves com a rede de alta tensão que corta o trecho onde está sendo erguida a obra, agora, agora a reportagem do Blog do Amarildo, em nome dos moradores da cidade (e a pedidos), traz uma discussão que se acompanhada de uma solução, pode mudar (para sempre) a vida dos moradores da cidade e de quem vem de fora, utilizando a pista.
O trecho que corta Valparaíso é home uma das áreas com o maior índice de problemas da BR 040. Há mais de três anos o Blogo do Amarildo vem publicando reportagens sobre o tema. Começou ainda na primeira gestão do atual prefeito Pábio Mossoró, cobrando a iluminação que estava desligada em boa parte da avenida. E isso foi resolvido. Ponto para a prefeitura e para a comunidade.

Um outro gargalo era a questão da falta de pardais, que melhorou, mas para quem vai para Brasília, lá depois da Polícia Rodoviária, ainda há um trecho com quase três quilômetros que continua com muitos acidentes, e isso, em tese, porque não tem nenhum pardal, e motoristas chegam a descer o trecho a 140km/h. E assim, flagramos mais um acidente grave no sábado, dia 9 de março, quando um motociclista ficou gravemente ferido ao colidir em um carro de passeio.
De volta ao trecho que corta Valparaíso, é um caos e um risco a questão do canal que já falamos sobre ele várias vezes. Ele fica nas marginais da BR 040, ao lado dos atacadões Costa e Assaí, para quem desce para Luziânia-GO e ao lado do Shopping Sul, para quem segue em direção a Brasília.
O tal canal não tem proteção alguma, nem lateral, nem horizontal, nem vertical, nem nada. Tem cerca de 2 metros de largura por 1,80 de profundidade e fica ao lado da pista, sem nada para proteger um carro que pode sair da pista facilmente, já que nem o meio fio é seguro. Não tem nada que projeta, um descuido do motorista, uma fechada qualquer e o carro pode cair dentro do canal.
Repetimos, em dias de tempestade, vira um braço de rio com correntezas fortíssimas. Cair algum ser vivo ali, a morte é quase certa.
Além disso, há desníveis nas margens da via que podem capotar um caro facilmente.
Ultimamente, com essa história de que a Via 40 não estaria mais interessada em administrar a BR 040, mas também não ‘larga o osso’, nem os buracos da pista são tapados adequadamente.
Nós só vamos parar de falar da BR 040 quando esse problemas forem resolvidos.
Há cerca de dois anos, o consórcio Via 40 nos ligou para prometer algumas melhorias, o que não foi feito. Fica aqui o espaço aberto para o consórcio. Proteger os motoristas do tal canal (que oferece risco de morte) já é um bom começo.