Colégio Adventista cria projeto educacional para impulsionar o hábito de leitura

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  • Com o baixo desempenho das crianças brasileiras, rede de ensino desenvolve estratégias pedagógicas onde o ato de ler está inserido na rotina dos alunos

Desenvolver e incentivar o hábito de leitura nos alunos a explorar além das obras obrigatórias do vestibular é um desafio cada vez mais frequente para os educadores. Em maio do ano passado, o estudo Pirls (Estudo Internacional de Leitura), conduzido pela IEA (Associação Internacional para a Avaliação de Conquistas Educacionais) revelou que a capacidade de leitura das crianças brasileiras está classificada entre as mais baixas globalmente.

Atento a essa demanda, a comunidade escolar das unidades do ABC do Colégio Adventista começou a traçar algumas estratégias pedagógicas fundamentais em incentivo à leitura.

De acordo com Marizane Piergentille, pedagoga e diretora de educação do Colégio Adventista do ABCDM e do Litoral, o corpo docente trabalhou em conjunto para criar novas abordagens pedagógicas com o intuito de promover a leitura desde os primeiros anos de escolaridade.

A partir do 6º ano, os alunos ingressam no projeto “Ler é uma Descoberta”, que está mais ligado aos gêneros textuais do que necessariamente à leitura de um livro específico, além de ampliar a visão dos estudantes sobre os diferentes tipos de texto.

“Buscamos aumentar a compreensão deles na hora da interpretação, além de movimentar a percepção sobre a linguagem escrita”, explica a diretora. “Com este material, os alunos têm acesso a fichas que precisam ser preenchidas após a leitura de um campo de atuação diversificado. Isso permite que eles tenham contato com diversos gêneros textuais, como textos jornalísticos, cartas de reclamação, poemas, infográficos, estatutos, histórias em quadrinhos, entre outros, tudo sempre voltado para a linguagem da série escolar específica”, complementa.

Dentro desse contexto, a pedagoga seleciona 5 estratégias fundamentais que podem ser trabalhadas dentro de casa. Confira!

1- Permitir que os alunos escolham as histórias que desejam ler, pois dessa forma eles são ensinados também a ter uma autonomia e um interesse pessoal pela leitura.

2- Propor obras que tenham sido adaptadas para filmes e séries, para estimular a curiosidade e possibilitar discussões sobre as diferentes linguagens artísticas.

3- Incentivar a criação de um clube do livro, onde os alunos possam compartilhar suas experiências de leitura em família e amigos e descobrir novas obras em um ambiente divertido.

4- Experimentar diferentes formatos e tecnologias de leitura, como e-books, audiolivros e aplicativos, para oferecer experiências mais dinâmicas e que conversem com a nova geração.

5- Fomentar o prazer pela leitura, destacando sempre os aspectos positivos dessa prática por meio de um olhar lúdico na hora de conversar sobre o tema.

Informações para a imprensa
Máxima Assessoria de Imprensa

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