- VIA 040, que administrava a via deixou a concessão há cerca alguns meses, e desde então, problemas, que já eram graves, aumentaram
POR AMARILDO CASTRO
Uma das demandas mais antigas no trânsito de Valparaíso de Goiás, o trecho da BR 040 que corta a cidade, continua sendo um desafio para quem usa essa via, que no geral, recebe mais de 100 mil carros diariamente. Com a saída do Consórcio Via 040, que antes havia vencido uma licitação para administrar o trecho que tem início em frente a RA de Santa Maria, no DF, com destino a Minas Gerais, passando por Cristalina-GO, a situação, que já era ruim, agora piorou dentro de Valparaíso.
“É difícil, tem muito buraco, os canteiros centrais estão cheios de mato e a sinalização horizontal da via está apagada”, disse uma motorista que mora na cidade, mas preferiu não se identificar. Ela usa a pista para ir para o DF diariamente, e afirma que a situação piorou com a chegada das chuvas.
Além disso, vândalos estão levando até o cercamento em frente às passarelas para evitar que pedestres atravessem a via de forma inadequada, sem usar essas passarelas.
A reportagem do Blog do Amarildo passou pela via mais de uma vez nos últimos dias, e constatou as reclamações. Na pista, buracos e visível falta de manutenção. No entanto, uma equipe de tapa-buracos foi vista no último sábado, 24, na altura do bairro Jardim Oriente, onde faziam o serviço em um retorno.
A equipe em questão era contratada do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura), que ficou responsável pela manutenção da BR 040 até que uma nova licitação seja feita para a administração do local.
Enquanto isso, com a saída do consórcio VIA 040, restou um galpão e containers abandonados perto de onde antes existia o antigo Corpo de Bombeiros. A empresa apagou sua marca nos equipamentos, mas sequer os retirou.
A reportagem tenta falar com do DNIT para maiores informações sobre a manutenção precária da BR 040.
Deixe uma resposta