
- Inédita, a exposição reúne o passado e o futuro da agricultura, exaltando a contribuição da ciência e da inovação para o desenvolvimento do campo. A mostra será apresentada de 3 de maio a 30 de junho, no Shopping Conjunto Nacional, em Brasília
Jovens, estudantes e toda a população têm a oportunidade de conhecer mais sobre as iniciativas que se aproximam do universo do campo, despertando o interesse pelas oportunidades e possibilidades da agricultura. É esse o objetivo da exposição Tesouros da Terra – Sementes da Inovação, que traz a evolução da biotecnologia e da agricultura sustentável. A iniciativa surpreende os visitantes, com muita interatividade, jogos e informações sobre o passado, presente e futuro da agricultura. A mostra será apresentada de 3 de maio a 30 de junho, no Shopping Conjunto Nacional, em Brasília.
A exposição traz a história e a importância deste segmento, que responde por 23,8% do PIB no Brasil e 46% do valor das exportações brasileiras. Além disso, a exposição ocorre em um momento importante da sociedade, já que os desafios para 2050, focados nos conceitos de Segurança Alimentar da ONU apontam que será necessário um crescimento da produção de alimentos em 60% para alimentar os 9,7 bilhões de habitantes do planeta.

Do Campo ao Laboratório
Educadores, estudantes, pesquisadores, ativistas, agricultores familiares, lideranças envolvidas com a questão da alimentação no futuro e o público em geral terão a oportunidade de conhecer o mundo agrícola sob uma perspectiva inédita e imersiva. A exposição destaca os avanços deste segmento através de dinâmicas interativas, imersivas, com jogos e experiências táteis e visuais.
O ponto de partida é a chegada dos imigrantes ao Brasil. Para isso, a exposição traz informações e curiosidades de forma sensível, nostálgica e inovadora. Por meio de dispositivos interativos, informa diversos temas como a realidade do campo nos dias de hoje, as histórias de agricultores rurais e de seus familiares que dedicam suas vidas nas lavouras de soja, milho, trigo entre outros cultivos.
Outro destaque são os avanços da biotecnologia e como é realizado o trabalho dos cientistas e dos profissionais que se dedicam ao campo, como agrônomos, bioquímicos, entre outras formações. Nesta seção da exposição, é possível acompanhar uma jornada que envolve diferentes etapas: desde pesquisa, desenvolvimento em ambiente de laboratório e análise no campo, até averiguar se as sementes estão adequadas para serem multiplicadas e comercializadas.
A exposição Tesouros da Terra é uma iniciativa cultural idealizada e produzida pela YABÁ Consultoria, especializada em ESG e patrocínio da GDM Genética, empresa especializada em melhoramento genético de plantas. O projeto é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura que, além de levar arte e experiência cultural gratuita à população, gera trabalho e renda para quase 150 pessoas envolvidas na produção técnica do projeto, que cairão em São Paulo por dois meses e depois seguirão para Brasília.
Além disso, a Yabá é responsável pela estruturação de diversos projetos na área de Sustentabilidade “A Yabá tem uma habilidade de tornar temas complexos em cultura, é o caso do melhoramento genético de plantas – que foi transformado em algo de forma simples, lúdica e leve que, integrado à arte, é possível que todas as pessoas compreendam a mensagem. Na exposição Tesouros da Terra, além de destacar os desafios da segurança alimentar, também ampliamos os jovens sobre a importância de estudar temas de biotecnologia e informar as carreiras que existem e crescendo no mercado”, explica Andrea Moreira, CEO da Yabá, que há mais de 25 anos atua na área de Sustentabilidade Corporativa.
“Um dos desafios do agronegócio é aproximar-se da realidade do campo moderno das grandes cidades. Acredito que, por meio de vivências culturais e projetos temáticos, essa conexão pode ser fortalecida, permitindo que os jovens das capitais conheçam mais sobre o setor e sua importância para o país.” complementa Andréa.
A exposição Tesouros da Terra – Sementes da Inovação , esteve presente na Biblioteca de São Paulo até dia 20 de abril, na cidade de São Paulo. A mostra apresentou a evolução da agricultura no Brasil, desde o manual de cultivo até os avanços em biotecnologia e reuniu mais de 42 mil visitantes, dentre eles alunos, jovens, professores, jornalistas e o público em geral.
Serviço
Exposição Tesouros da Terra – Sementes da inovação – Brasília
Dados: de 3 de maio a 30 de junho; aberto todos os dias
Horário: das 12h às 20h.
Local: Shopping Conjunto Nacional – Brasília, Distrito Federal
Local: Link
Sobre a YABÁ Consultoria – Criada em 2013, a Yabá Consultoria é especializada no “s” do ESG, em que os aspectos ambientais, sociais e de governança são estratégicos para a gestão de empresas ou organizações sociais. A sua fundadora Andrea Moreira, mestre em Gestão Humana e Social e profissional com mais de 25 anos na área de Sustentabilidade, dedica-se a integrar temas complexos a projetos artísticos-culturais, levando informação de qualidade e experiência imersiva para diferentes públicos de empresas que destinam parte dos impostos para iniciativas socioculturais. A consultoria customiza projetos culturais alinhando estratégias corporativas, interesses da sociedade e as políticas públicas, contribuindo assim para que os impostos sejam utilizados de forma eficaz e com acesso gratuito à população.
Sobre a GDM – GDM é um grupo global que pesquisa, desenvolve e comercializa produtos com propriedade intelectual em genética de plantas de cultivos extensivos. Está presente no Brasil há 20 anos e na Argentina desde 1982. Opera em 15 países com 3.400 colaboradores. A GDM apoia o Projeto Tesouros da Terra – Sementes da Inovação através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Leave a Reply