Cafés produzidos em Goiás destacam-se entre os ganhadores do 31º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso

Produtora da cidade de Cristalina conquista 6ºlugar nacional e 1 ºlugar regional entre os 40 finalistas

A cerimônia de entrega do 31º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso reuniu os melhores cafeicultores do país e contou com as presenças do presidente da illycaffè, Andrea Illy e da diretora de Ética Anna Illy. 

Principal premiação do setor cafeeiro no país, o Prêmio Ernesto Illy é a mais relevante iniciativa de valorização da cafeicultura brasileira, que há mais de trinta anos contribui para o desenvolvimento da qualidade e sustentabilidade do café, e já reconheceu mais de 1.500 cafeicultores ao longo dos anos.

Durante a premiação foram revelados os três primeiros colocados nacionais, que receberam diplomas e cheques no valor de R$ 10 mil cada um. São eles: Candido de Sordi Machado (Sul de Minas), Claudio Esteves Gutierrez (Chapada de Minas) e João Batista dos Santos (Matas de Minas). Os três vencedores vão representar o Brasil no 7º Prêmio Internacional da illycaffè, no final do ano em Nova York, durante disputa com mais oito países produtores de café. Na ocasião também será revelada a ordem de classificação entre eles (primeiro, segundo e terceiro colocados).

E a região de Goiás marcou presença no prêmio com dois produtores. Cristiane Zancanaro Simões, da cidade de Cristalina, conquistou o 6º lugar nacional e 1º lugar regional, entre os 40 finalistas. E o produtor Álvaro Luiz Orioli, de Niquelândia, que participou do Prêmio Regional, se classificou, pela segunda vez, em 2º lugar do Centro Oeste.

Também foram revelados os produtores vencedores nacionais Luiz Miguel Costa Rocha (Tapiratiba-SP) e Marie Nakao Sasaki (Patos de Minas-MG), que ficaram em 4ª e 5º lugar, respectivamente. Durante a premiação foram entregues mais de R$ 120 mil em prêmios.

Sobre a illycaffè             
A illycaffè (http://illy.com.br/) é uma empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933, comprometida em oferecer o melhor café do mundo. É a marca de café mais global, produzindo um único blend de café espresso 100% arábica, com grãos provenientes de 9 países fornecedores, sendo o Brasil o principal. São consumidas mais de 8 milhões de xícaras de café illy por dia, em cafeterias, restaurantes, hotéis, escritórios e residências de mais de 140 países. Como resultado de suas inovações, a illycaffè contribui para o progresso da tecnologia do café em nível global. Ao promover o primeiro Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, no Brasil em 1991, também foi pioneira na compra direta dos fornecedores, compartilhando know-how e pagando preços acima do mercado para quem atinge seus padrões de qualidade, em parcerias alicerçadas pelos princípios do desenvolvimento sustentável. Desde 2016, com o Prêmio Internacional Ernesto Illy, a empresa homenageia os cafeicultores de todo o mundo que, segundo ela, têm produzido o melhor café sustentável. Desde 2013, a empresa está na lista das Empresas Mais Éticas do Mundo. Em 2019, reforçou o compromisso de perseguir um modelo de negócio sustentável integrando o interesse das pessoas com o meio ambiente, adotando o estatuto de Società Benefit.

Em 2021, a illycaffè foi a primeira empresa italiana do setor cafeeiro a obter a certificação internacional B Corp como resultado do seu compromisso de cumprir os mais elevados padrões de desempenho social e ambiental. Com o objetivo de difundir a cultura do café, fundou a Università del Caffè, um centro educacional de excelência que oferece treinamento teórico e prático em todos os aspectos do café para cafeicultores, baristas, equipes de lojas de café e amantes da bebida. Tudo que é “made in illy” é realçado pela beleza e a arte, representando os valores fundamentais da marca, a começar pelo seu logo, como são as mais de 100 xícaras da renomada illy Art Collection, desenhadas por artistas internacionais. Em 2020, a illycaffè empregava 1.291 pessoas globalmente, quando registrou receitas consolidadas de 446,5 milhões de euros. Em 2021, a Rhône Capital tornou-se acionista da illycaffè com uma participação minoritária para apoiar a empresa em seu crescimento internacional. Há 261 lojas illy de marca única em mais de 40 países pelo mundo.
Informações para a imprensa – ADS Comunicação Corporativa

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*