Câmara Legislativa realiza solenidade para abrir as comemorações do mês da enfermagem

Na próxima quarta-feira (3), às 10h, por iniciativa da deputada Dayse Amarilio (PSB), a Câmara Legislativa realizará sessão solene, no Plenário da Casa, para celebrar a abertura do mês da enfermagem. 

No Brasil, a Semana da Enfermagem começa no dia 12 de maio, que é o Dia Internacional do Enfermeiro e aniversário de Florence Nightigale, considerada a fundadora da enfermagem moderna. A semana se estende até o dia 20 de maio, Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, dia que marca a morte de Ana Neri. A escolha dessas datas é uma forma de homenagear os profissionais de enfermagem em todos os níveis.

Segundo a parlamentar, que é enfermeira, “a enfermagem tem feito muito pela saúde pública e privada do Distrito Federal e comemorar o seu mês, em uma sessão solene na “Casa do Povo”, é algo absolutamente merecido”.

“A solenidade evidenciará um grupo de trabalhadores e trabalhadoras que efetivamente merecem todas as homenagens”, diz Dayse. “ Nosso objetivo com a realização do evento é promover a conscientização sobre a enfermagem, destacar as realizações e contribuições dos profissionais dessa área e abordar questões relevantes para a profissão”, completa a distrital.

Durante a sessão solene serão entregues moções de louvor para profissionais da enfermagem que fazem a diferença e para famílias de profissionais da área que acabaram falecendo em decorrência da Covid-19.

Foram convidados para a solenidade a Secretária de Saúde, Drª Lucilene Florêncio; o presidente do SindEnfermeiro DF, o enfermeiro Jorge Henrique de Sousa; a diretora do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate), Josy Jacob; a enfermeira que atua na Secretaria de Saúde do Distrito Federal como Enfermeira de Família e Comunidade, a Sra. Karine Rodrigues Afonseca; a Doutora e Mestra em Ciências da Saúde, a Sra. Jacinta de Fátima Sena da Silva; a diretora do Departamento de Saúde Mental da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde e especialista na área da enfermagem dedicada à saúde mental, a Sra. Sônia Barros; o chefe de enfermagem da Emergência da Câmara dos Deputados e sócio fundador do Preparatório EnCurso Saúde, o enfermeiro Marcos Wesleyde Sousa Feitosa e a enfermeira, Ester Giraldi Dias.

Enfermagem = luta –  A história da enfermagem sempre foi uma história de lutas. Os profissionais lutam diariamente para ter a profissão reconhecida e por melhores condições de trabalho. Lutam por dignidade.

Por isso, a Semana da Enfermagem é uma oportunidade para reconhecer e agradecer aos profissionais de enfermagem por seu compromisso e dedicação no cuidado aos pacientes, além de discutir e buscar soluções para os desafios enfrentados pela profissão, como condições de trabalho, remuneração adequada e formação profissional.

Não podemos esquecer que em 2023, a semana da enfermagem coroa uma vitória muito especial da categoria: a aprovação do piso nacional da enfermagem, após cinco décadas de muita luta. A enfermagem venceu e merece celebrar essa grande conquista.

Foto: Assessoria/Dayse Amarilio

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*