Câncer de mama atinge cerca de 60 mil pessoas por ano no Brasil

O problema é debatido pelo “CNN Sinais Vitais” 
 
O tema do *“CNN Sinais Vitais”* desta *quarta-feira, 09 de fevereiro, às 22h30*, é o câncer de mama, que no Brasil atinge cerca de *60 mil* pessoas por ano, segundo a *Sociedade Brasileira de Mastologia*. 
 
O médico *Roberto Kalil* explica que cerca de 10% dos casos são genéticos, por isso, realizar o mapeamento é importante para quem já teve algum familiar com a doença. O teste ainda não é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e custa cerca de R$ 2 mil na rede particular. A geneticista do Sírio-Libanês, *Maria Isabel Achatz*, afirma que é preciso “uma consciência maior de que detectar precocemente salva vidas”. Segundo ela, isso traria uma economia para o país, que passaria a gastar menos com internação e quimioterapia. 
 
Outros fatores de risco, segundo *Antonio Carlos Buzaid*, diretor e médico geral do Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital Beneficência Portuguesa, são a menopausa tardia, o consumo de bebida alcoólica e a alimentação à base de açúcar.
 
O episódio abordou também o aumento do índice de câncer nas mulheres mais jovens, entre 35 e 40 anos. Segundo o oncologista *Antônio Frasson*, do Hospital Israelita Albert Einstein, a mama se desenvolve completamente durante a gestação, mas como as mulheres estão engravidando cada vez mais tarde, “o tecido que não sofreu uma gestação é mais suscetível a sofrer modificações ambientais e dar origem ao tumor”.
 
A equipe do *“CNN Sinais Vitais”* acompanhou a operação de mastectomia bilateral preventiva de uma paciente de 36 anos, que teve o pai diagnosticado com câncer de mama. O mesmo tipo de cirurgia que foi feito pela atriz *Angelina Jolie* para prevenir o câncer de mama.
 
O programa CNN Sinais Vitais, com Dr. Roberto Kalil, vai ao ar às quartas-feiras, às 22h30.
 
Sobre a CNN Brasil
 
A CNN Brasil começou a operar em 15 de março de 2020, produzindo conteúdos multiplataformas, com notícias transmitidas na TV, rádio, site, aplicativo e YouTube e, ainda, em perfis nas redes sociais Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn, pushes, notificações, newsletters e podcasts.
A emissora já conquistou 20 prêmios e, em seu elenco, figuram alguns dos jornalistas mais reconhecidos e com maior credibilidade junto ao público nacional, além de novos talentos do telejornalismo.

Foto e texto: colaboração da Agência FR

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*