Câncer de mama e do colo do útero: mitos e verdades

Com a chegada do Outubro Rosa, movimento mundial que trata sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e, recentemente, passou a tratar do câncer do colo do útero, especialistas em saúde da Dasa, a maior rede de saúde integrada do Brasil, esclarecem mitos e verdades sobre o tema. 

As informações corretas são fundamentais o combate dessas doenças que atingem as mulheres. De acordo com os especialistas, quando a detecção dessas doenças é feita de maneira precoce, maior é a chance de cura. Por isso, as mulheres devem realizar consultas e exames de rotina anualmente, entre eles, a mamografia para mulheres acima de 40 anos e ultrassonografia mamária para quem tem idade inferior. Outra recomendação é realizar o Papanicolau, que detecta não apenas inflamações, mas o câncer do colo do útero. Confira abaixo:

– O câncer de mama tem cura – Verdade

Quando se tem o diagnóstico precoce e fazemos o tratamento de forma assertiva e no tempo correto, a chance de cura pode chegar a 96%. Por isso, realizar os exames anuais de rotina é tão importante.

Flávia Vidal, mastologista do Hospital Brasília

– Mulheres que amamentam têm menos chance de ter câncer de mama – Verdade

Quando a mama produz leite, as células da glândula mamária terminam seu desenvolvimento natural, fazendo com que ocorra um fator protetor do câncer de mama. Entretanto, mesmo nessas mulheres, pode haver aumento do risco do desenvolvimento da doença quando há consumo excessivo de bebidas alcoólicas, obesidade e longa exposição a determinados hormônios, principalmente, o estrogênio.

Flávia Vidal, mastologista do Hospital Brasília

– Realizar o autoexame é suficiente para identificar o câncer de mama- Mito

Apesar de o autoexame dos seios ser um aliado importante para o conhecimento do próprio corpo, as mulheres devem fazer as consultas com seus médicos de confiança e realizar exames anuais de rotina. Em geral, até os 40 anos de idade, elas devem fazer a ultrassonografia. A partir dessa faixa etária, a indicação é a mamografia e, quando necessário, podem ser usados métodos alternativos ou complementares.

Lorena Amaral Radiologista, especialista em imagem da mama do Exame Medicina Diagnóstica

– A mamografia pode ser feita antes dos 40 anos – Verdade

O rastreio do câncer de mama pode ser feito antes dos 40 anos, quando há fator de risco, como histórico familiar de câncer de mama.

Lorena Amaral Radiologista, especialista em imagem da mama do Exame Medicina Diagnóstica

– Somente a mamografia pode diagnosticar o câncer de mama – Mito

Outros exames também podem ser utilizados de forma independente ou complementar. Entre eles, a ultrassonografia, a ressonância magnética com contraste e a tomossíntese, um equipamento moderno que funciona como uma mamografia, mas é tridimensional (3D) e aumenta a sensibilidade na detecção de algumas lesões.

Lorena Amaral Radiologista, especialista em imagem da mama do Exame Medicina Diagnóstica

– O câncer do colo do útero é causado pelo vírus HPV – Verdade

O câncer do colo do útero é causado pelo Papilomavírus Humano (HPV), que possui dezenas de sorotipos capazes de infectar a pele ou mucosas e causar uma variedade de lesões, desde verrugas genitais até o câncer. O vírus HPV também pode causar câncer de pênis, de orofaringe, de vulva e de ânus.

Jose David Urbaez Brito, infectologista do Exame Medicina Diagnóstica

– Existe vacina que previne o câncer do colo do útero – Verdade

O câncer do colo do útero é causado pelo HPV, um agente infeccioso transmitido sexualmente. Atualmente, a população pode ter acesso ao imunizante que combate o vírus de forma segura e efetiva, prevenindo as infecções persistentes e lesões pré-cancerosas. Além de reduzir a incidência de câncer do colo do útero, essa imunização também reduz o risco de desenvolvimento do câncer da vulva, da vagina, do pênis, do ânus e verrugas genitais (condiloma acuminado). A vacina pode ser aplicada de forma preventiva a partir dos 9 anos de idade para o sexo feminino e 11 anos para o público masculino, período que antecede o início da atividade sexual.

Jose David Urbaez Brito, infectologista do Exame Medicina Diagnóstica

– O Papanicolau permite o diagnóstico do câncer do colo do útero – Verdade

O exame de prevenção e rastreio, também chamado de Papanicolau, pode auxiliar na detecção do vírus HPV, no diagnóstico precoce do câncer de colo uterino e também de outros quadros ginecológicos como inflamações e infecções. A orientação é que a mulher faça anualmente a consulta de rotina e realize esse exame.  Quando o Papanicolau apresenta alteração, a paciente pode ser submetida à biópsia com colposcopia, que se trata da retirada de parte do tecido para análise laboratorial, confirmando ou não o diagnóstico.

Letícia Sandre, ginecologista oncológica da Maternidade Brasília

– Fazer exercício físico contribui para prevenir o câncer – Verdade

A obesidade e o sedentarismo estão fortemente ligados ao risco de desenvolvimento de câncer. Dessa forma, entre as melhores formas de prevenção de todos os tumores e cânceres de maneira geral, está a manutenção de um estilo de vida saudável, baseado em realizar atividade física regular, boa alimentação com a ingestão de frutas e verduras, sono adequado e visitas periódicas ao médico.

Matheus Rosin, ginecologista oncológico da Maternidade Brasília

Assessoria de Imprensa Dasa Centro-Oeste

Pollyana Cabral – Re9 Comunicação

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*