Carnaval: o que vale a pena e o que não compensa comprar pela internet?

  • Consumidores buscam na internet artigos para aproveitar a folia; Rodrigo Garcia, diretor-executivo da Petina Soluções Digitais, lista o que é melhor comprar no varejo online

Samba, festa e alegria são algumas palavras que vêm à mente quando mencionamos o Carnaval. O feriado, que neste ano será comemorado nos dias 09 a 13 de fevereiro, é esperado com entusiasmo não só pelos brasileiros que festejam a data nas ruas, como também por aqueles que aproveitam para descansar.

Entretanto, o feriado vai além dos confetes e tradicionais bloquinhos de rua. Durante o Carnaval, o cenário econômico tende a ter um ‘’boom’’ por conta dos setores de turismo, negócios, restaurantes e comércio em geral. Em um levantamento divulgado em 2022 pela Prefeitura do Rio de Janeiro, o evento é responsável por movimentar R$ 4 bilhões somente na capital. 

Rodrigo Garcia, diretor-executivo da Petina Soluções Digitais, explica que não é só o comércio físico que se beneficia com a data, diversos e-commerces já estão traçando estratégias para alavancar as vendas, principalmente de artigos carnavalescos. ‘’O mês de fevereiro é um período de baixa para o varejo digital, e o que “salva” os comerciantes é o Carnaval, então, com certeza pode-se esperar que eles investirão nisso. Mas o consumidor precisa ponderar, porque nem sempre é mais vantajoso adquirir o produto por um canal online “, comenta.

Desta forma, para ajudar os foliões a realizarem boas escolhas, Garcia recomenda quais produtos podem valer a pena adquirir pela internet, e quais têm mais chances de sucesso no comércio físico. Confira:

  1. Fantasias e adereços

O Carnaval é a oportunidade perfeita para extravasar no uso da criatividade e ir às ruas a caráter. Pirata, policial e super-heróis são exemplos clássicos escolhidos pelos brasileiros, mas também há quem prefira produções mais simples, utilizando somente acessórios como tiaras, chapéus, máscaras e óculos. 

Para Garcia, na hora de adquirir a fantasia, a melhor opção é ir até um comércio físico para se certificar de que estará escolhendo o figurino no tamanho correto – afinal o conforto é fundamental na hora de festejar – e checar de perto a qualidade do traje, evita situações frustrantes do tipo ‘’expectativa versus realidade’’. Já no caso dos adereços, vale a pena adquirir pelos marketplaces, uma vez que não existe o risco de não servir, e na Internet há uma grande variedade de acessórios que atendem a todos os estilos. ‘’Muitas vezes, a pessoa que pretende elaborar uma produção para o Carnaval não tem disponibilidade para ir à 25 de Março, por exemplo. Portanto, os e-commerces são uma mão na roda nesse momento’’, explica o diretor-executivo.

  1. Maquiagens 

As sombras coloridas, pedrarias e gliteres são indispensáveis para a folia, e por serem itens sazonais, as lojas físicas não investem em uma vasta gama de opções temendo que no restante do ano fiquem parados no estoque. ‘’Esse é mais um ponto positivo para o varejo digital, que oferece ao cliente uma maior variedade, e muitos deles já estão entrando no clima de festa com promoções, cupons, brindes e até mesmo frete grátis dependendo do valor da compra, vale a pena conferir’’ destaca Garcia.

  1. Itens para diversão

Todo bom folião não deixa de acrescentar à sua check-list de Carnaval aqueles artigos que fazem a diversão do evento – principalmente para as crianças.  Confetes, serpentinas coloridas e espumas artificiais são encontrados à venda facilmente nos comércios.

Para esses produtos, Garcia defende que tanto nas lojas físicas, quanto através de um canal online, está compensando comprar, especialmente por serem vendidos em kits. ‘’O que fica de alerta é: não deixe para comprar esses produtos somente na hora do bloquinho, pois irá desembolsar um valor maior do que o esperado. É comum que os vendedores de rua cobrem valores elevados no dia do evento”, alerta ele.

Seguindo as dicas acima do diretor-executivo da Petina Soluções Digitais, os dias de folia se tornarão ainda mais proveitosos. “Aos vendedores de e-commerces e marketplaces, cabe ressaltar que uma experiência de compra satisfatória do cliente pode resultar em recompras ao decorrer do ano e agrega valor à reputação do negócio online”, finaliza. 

Sobre a Petina – Fundada em 2015, é pioneira na gestão de negócios online para indústrias e importadores em marketplaces nacionais e internacionais. Eleita dois anos consecutivos (2021 e 2022) de mentoria e gestão de marketplace pelo Mercado Livre e responsável pela estruturação das lojas oficiais dentro da plataforma como Nike, Chilli Beans, Reserva, Lacoste, Amaro, entre outras. Também está no comando da digitalização do comércio no Brás.

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