“Carreta Agro pelo Brasil” atrai público expressivo na Tecnoeste

Veículo itinerante da CNA também marcará presença no Show Tecnológico Copercampos em Campos Novos na próxima semana

Confira vídeos com depoimentos do superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi e com o assessor de suinocultura da Aurora Coop, Sandro Treméa:   https://we.tl/t-pPDF23j1Mh

Situada em um local estratégico no parque do Instituto Federal Catarinense (IFC), em Concórdia, a Carreta Agro pelo Brasil vem atraindo a atenção do público no Show Tecnológico Rural do Oeste Catarinense (Tecnoeste). Lançado recentemente pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o veículo destaca as ações do Sistema CNA/Senar e do Sistema Faesc/Senar na feira, que segue até esta quinta-feira (22), levando tecnologia, inovação e conhecimento aos produtores rurais.

O veículo foi projetado para levar as ações do Sistema pelo País. São 98 metros quadrados de área útil idealizados para se adaptar aos diversos tipos de eventos e expor os projetos e serviços oferecidos pelo Sistema CNA/Senar. De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo, a Carreta Agro pelo Brasil surgiu para valorizar ainda mais o produtor rural de cada região do país. “Estamos muito satisfeitos pelo impacto dessa estrutura nos eventos de nosso estado”. 

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, participou da abertura e acompanhou as atividades no primeiro dia de Tecnoeste. Reconheceu a grandeza da 17ª edição do evento e o trabalho das entidades parceiras, além de destacar que “a Carreta Agro pelo Brasil é uma novidade importante para oferecer aos produtores palestras, minicursos, capacitações e momentos de imersão em um ambiente agradável, confortável e dotado de tecnologia.”

Outro momento importante, conforme Zanluchi, foi uma reunião na Carreta Agro pelo Brasil que oportunizou firmar parceria com a Aurora Coop, representada pelo assessor de suinocultura Sandro Treméa e equipe, para iniciar um trabalho com foco para a eficiência energética. A iniciativa faz parte do “Programa Encadeamento Produtivo Cooperativa Aurora Coop: Suínos, Aves e Leite”, desenvolvido pelo Sebrae/SC, Senar/SC e outros parceiros nas empresas rurais das regiões onde estão inseridas as plantas industriais e cooperativas filiadas ao Sistema Aurora Coop.

O presidente do Sindicato Rural de Concórdia, Celso André Rigo, destacou a importância de trazer uma estrutura que permite atender o produtor rural com excelência, oferecendo conhecimento e tecnologia em um espaço moderno e confortável. Também frisou que o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), realizado pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com a entidade sindical, contribui significativamente para impulsionar o desenvolvimento nas propriedades rurais.

A coordenadora estadual do Programa ATeG, Paula Coimbra Nunes, ressaltou que a Carreta Agro pelo Brasil tem sido fundamental para promover, de forma didática, os eventos da ATeG, durante a feira. “No primeiro dia tivemos palestra sobre a preparação da estação reprodutiva e manejo do carneiro, com os técnicos de campo Lucas Dacampo e Tiago Cazella; e oficina de produção artesanal de linguiça aperitivo de cordeiro, com o instrutor do Senar/SC, Klaus Iwes Kindlein. As duas atividades foram um sucesso, tanto que se estenderam em razão de tanta interação do público”.

O Espaço da Imersão e a palestra Como emitir Nota fiscal eletrônica do Produtor Rural, com o instrutor do Senar/SC Evandro Claudio Alves, foram outros destaques do primeiro dia de evento.

O supervisor técnico da ATeG na região, Fernando da Silveira, os técnicos do programa e demais profissionais da equipe estão à disposição para receber o público do campo na Carreta Agro pelo Brasil.

TECNOESTE

O Tecnoeste 2024 visa a divulgação de tecnologias de pecuária e agricultura com o tema central “Gestão, Qualidade de Vida e Sucessão na Propriedade Rural”. O evento é uma iniciativa da Copérdia, em parceria com o Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia (IFC).

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DESTA QUARTA-FEIRA – 21/02/2024

08h30 às 10 horas – Espaço de Imersão;

11 às 12 horas – Oficina: Produção artesanal de pastel de nata recheado com frango e queijo, com Maria Ivone Fassina Ortolan (SENAR/SC);

14 às 14h40 – Importância do manejo pré-parto para vacas leiteiras, com Ander Renã Téo (ATeG SENAR/SC);

15h30 às 16h30 – Oficina: Produção artesanal de biscoito de nata com goiabada, com Maria Ivone Fassina Ortolan (SENAR/SC);

17 às 18 horas Espaço de Imersão.

QUINTA-FEIRA – 22/02/2024

08h30 às 09h30 – Espaço de Imersão;

10 às 10h40 – Pontos importantes para melhorar a eficiência reprodutiva em bovinos de corte, com Elivelton Procop C. de Campos (ATeG SENAR/SC)

14 às 14h40 – Suplementação estratégica de bezerros de corte, com Francisco Antonio Filho Piran (ATeG SENAR/SC) e Felipe José Brandelero (ATeG SENAR/SC)

17 às 18 horas Espaço de Imersão

CARRETA AGRO EM SC

Além do 25º Itaipu Rural Show, no Parque de Exposições da Itaipu, em Pinhalzinho (SC) e da Tecnoeste, período de 20 a 22 de fevereiro no IFC em Concórdia, a Carreta Agro pelo Brasil estará presente no Show Tecnológico Copercampos, no período de 27 a 29 de fevereiro, no Campo Demonstrativo Copercampos em Campos Novos.

Fotos e texto: colaboração de MB Comunicação

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*