Carroceiros de Valparaíso reclamam de ‘arbitrariedade’ de vereador em relação a cavalos soltos nas ruas

  • Assunto virou uma espécie de ‘principal bandeira’ do parlamentar Ricardo Viana, que em tom ‘provocativo’, diz que juntamente com a prefeitura, vai retirar todos os animais das ruas

POR AMARILDO CASTRO

Está dando e muito o que falar a promessa do vereador Ricardo Viana (PDT), que desde que tomou posse, em janeiro de 2025, vem afirmando que juntamente com a prefeitura local, vai retirar todos os animais de grande porte das ruas, em especial os cavalos, onde em alguns dos seus discursos, afirma que é necessário normatização para criação, e que esse seria um dos motivos de seu projeto. Por horas, chegou a ser cogitada a apresentação, por ele mesmo, de um PL na Câmara, onde novas regras seriam estabelecidas na cidade para criação de animais, o que até agora, não foi divulgado.

No entanto, em um vídeo divulgado em seu Instagram recentemente, e que causou revolta entre os carroceiros da cidade, Viana afirma que a partir do dia 5 de maio, a prefeitura local, com seu apoio e da Secretaria de Meio Ambiente, vai recolher todos os cavalos das ruas. Ainda faz uma espécie, na avalição de alguns carroceiros, de deboche com os proprietários, onde afirma que vai ter muita gente chateada.

Suposta apreensão dos cavalos nas ruas afetaria especialmente grupo dos carroceiros que tiram sustendo para suas famílias, reclamam alguns donos de animais

O vídeo repercutiu entre os mais de 100 carroceiros que trabalham na cidade e muitos deles se sustentam fazendo frete ou outras atividades ligadas a esses animais.

“Estão fazendo uma coisa arbitrária, sem ouvir as pessoas, se eles ameaçam recolher esses animais para um suposto curral, porque não nos ajudar a construir um ou dois currais para que a noite possamos colocar nossos animais, já que muitos donos realmente não têm terrenos para isso”, disse o Tiago Belmiro de Souza. Ele cita que diretamente não sofre com o problema porque recebe apoio de um chacareiro onde deixa seus animais, mas que muitos colegas não tem como fazer isso.

Tiago cita ainda que hoje a cidade tem cerca de 100 pessoas que sobrevivem de atividades ligadas aos cavalos, sejam eles carroceiros ou pessoas que têm outras atividades, como compra e venda. “Tem muito pai de família que tira o sustento fazendo pequenos frentes de carroça. Algumas dessas pessoas moram em apartamentos e não tem onde deixar os animais enquanto não está trabalhando, por isso, a prefeitura e muito menos o vereador (Viana), não poderiam agir assim, de forma praticamente arbitrária”, diz.

Maioria dos donos não tem espaço adequado para os animais, no entanto, sobre alimentação, animais estariam bem cuidados porque são alimentados com verduras doadas por supermercados

Maus-tratos

Outro tema tratado é a questão dos maus-tratos. Embora não relate isso diretamente, mas um dos motivos do recolhimento dos animais no projeto de Viana, seria também a questão dos maus tratos, situação negada pelos donos de animais entrevistados pelo Blog do Amarildo.

Um deles chegou a afirmar que não tem como ‘controlar’ todos os proprietários, mas que no geral, os animais da cidade estão bem, inclusive os que ficam soltos nas ruas.

Aristides Ferreira, o Tid, que sempre deu valor à questão da cultura dos cavalos, disse que já existe a Lei Municipal de número 035, de março de 1997, que regulamenta a questão da apreensão dos animais, e que esta lei prevê pela prefeitura local, a destinação de um espaço comunitário para que os cavalos possam repousar, com a responsabilidade de cada dono. No caso, a criação de currais comunitários, mas que isso nunca foi feito, nunca foi cumprido pela prefeitura local. A reportagem ainda não conseguiu contato com a assessoria de imprensa da prefeitura, por se tratar do feriado.

Ele cita na Região Administrativa de Santa Maria, no DF, o governador Ibaneis Rocha cedeu dois terrenos para que os carroceiros da cidade pudessem levar seus animais. “O Ibaneis fez o certo, porque a prefeitura local não segue esse caminho, pois assim resolveria o problema de quem não tem onde deixar seu cavalo”, cita.

Tid cita ainda que hoje, apesar das dificuldades, os animais da cidade são bem tratados, especialmente com verduras. “Eu não sou a favor de animais soltos nas ruas, mas a prefeitura tem que dar condições, tem que cumprir o que está na lei de 035”, relata.

A reportagem do Blog do Amarido enviou dois áudios para o vereador Ricardo Viana, questionando sobre o seu projeto e falando sobre a reclamação dos donos dos cavalos, em especial, os carroceiros, mas o parlamentar não respondeu. Caso queira se manifestar, o espaço segue aberto.

Abaixo, veja o vídeo do vereador Ricardo Viana sobre suposta apreensão de cavalos, publicado em seu instagram e reproduzido nesta reportagem

https://www.instagram.com/p/DI7MeQaRR4X

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*