‘Chifrudo’ do DF está abandonado em sem previsão de cuidados

Monumento histórico tem dias de ruínas às margens da BR 040

Por Amarildo Castro

Um abandono histórico ao Chifrudo do DF, assim pode ser tratado o tema sobre a falta de manutenção ao monumento Solarius, mais conhecido em toda a região como Chifrudo. A estátua, que já foi retratada neste canla (www.blogdoamarildo.com.br) mais de uma vez, foi que foi colocada na entrada do Distrito Federal na parte Sul, em 1967, às margens da BR 040, em frente à região administrativa de Santa Maria, está lá abandonada há anos, e nos últimos governos do DF, incluindo José Roberto Arruda, Agnelo Queiroz, Rodrigo Rollemberg e no momento, Ibaneis Rocha, ninguém, mas ninguém mesmo olhou com carinho para o Chifrudo. Não há reforma completa, nem uma pinturinha, nada. Ao que parece, nenhum dos governos quis resgatar a tradição turística da entrada da cidade.

Monumento tem pintura degrada e estrutura precária

Com dezesseis metros de altura, e construída em fibra, a estrutura está toda desgastada pela ação do tempo, dos ventos e de outras intempéries da natureza. A cor padrão azul, agora está toda esbranquiçada, e há ferrugem em toda a estrutura. Até agora, não há informação se a atual gestão tem a intenção de reformar o Solarius.

Na tarde deste domingo, 31 de março de 2024, mais uma vez a reportagem esteve no local, e uma notícia ruim: o monumento está pior que há um ano atrás.

Dessa forma, a reportagem do Blog do Amarildo busca fazer uma campanha junto às lideranças do Entorno Sul do DF, juntamente com a Administração de Santa Maria e a deputada distrital Jaqueline Silva para que possa ser pleiteado algum recurso para a reforma do importante monumento.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*