Cidade de Iporá-GO oferta teste de HIV gratuito que pode ser feito em casa

O teste de HIV oferecido pelo Ministério da Saúde gratuitamente pode ser feito em casa no município de Iporá-GO. Segundo a prefeitura, o autoteste pode ser retirado no Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) no Estratégia Saúde da Família (ESF) Vila Nova, próximo a Creche Padre Wiro.

Com o material, também são entregues as informações para a realização do mesmo. Ainda segundo a administração municipal, cada individuo pode retirar até cinco testes no local que funciona de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Interessados também podem procurar o ESF pelo WhatsApp. O número é (64) 99279-5201.
O objetivo da prefeitura é realizar a triagem e identificar portadores do vírus. Destaca-se, no Brasil o tratamento gratuito de portadores de HIV é direito. “Esse é um trabalho da nossa Secretaria Municipal da Saúde. As pessoas devem estar cientes e se cuidar dessas e de outras doenças sexualmente transmissíveis. Essa é a chance que todos têm de um tratamento precoce e de sucesso. Só não pode ficar na dúvida. Em Iporá temos, no ano inteiro, testes rápidos para detectar o vírus”, destaca o prefeito Naçoitan Leite.

Casos de HIVSegundo dados do Governo Federal, nesta quinta-feira (9), o total de casos de de Aids notificados no Sistema Nacional de Atendimento Médico (Sinam), no Brasil, é de 1.011.617 (sendo 664 mil homens e 346 mulheres). No ano de 2020, as notificações somaram 11.880. (http://indicadores.aids.gov.br/).

Em Goiás, o total é de 22.003 (14.970 homens e 7.029 mulheres), enquanto no ano passado o registro foi de 371. São 8.519 em Goiânia, sendo 121 confirmações em 2020; enquanto Iporá tem o montante de 77, com três no ano passado.

Foto e texto: Comuniquese Assessoria

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*