- Fenômeno está ocorrendo por combinação de fatores climáticos, com origem também nas queimadas da Amazônia, Pantanal e São Paulo
POR AMARILDO CASTRO
As cidades do Centro-Oeste do Brasil, incluindo a metrópoles Brasília e sua Região Metropolitana amanheceram completamente tomadas pela fumaça na manhã deste domingo, dia 25 de agosto. Pela dimensão da ‘nuvem’ de fumaça, essa seria a primeira vez na história do país (nessa região) que o evento acontece, e na prática, centenas de cidades foram afetadas praticamente ao mesmo tempo, com intervalo de menos de 48 horas.

O Blog do Amarildo fotografou e teve acesso a algumas imagens da região. Em Brasília, na Via Epia, na altura da Candangolândia, por vota das 10h30, era possível enxergar somente a poucos metros de distância na via, o que obrigou inclusive os motoristas a acenderem os faróis de seus veículos.

Ainda no Distrito Federal, a Rua do Lazer, que ocorre na avenida central da região administrativa do Guará, na mesma data, pessoas que foram ao local para se divertirem, tiveram que enfrentar fumaça intensa.

Em Valparaíso de Goiás, na Região Metropolitana, a fumaça também encobriu a cidade, tornando a visibilidade ruim em todos os bairros.
Ainda em Goiás, Catalão, ao Sudeste do Estado, convive com o mesmo problema desde as primeira horas do dia (vale lembrar que a nuvem de fumaça diminuiu com o avançar do dia, mas permanece nas cidades citadas). “Cedinho, estava difícil de respirar, a fumaça entrou dentro das casas”, disse Cleyne Castro, moradora de Catalão.

Além das cidades, toda a região foi afetada, incluindo as áreas rurais. A leitora Maria Lúcia de Castro enviou uma foto feita em uma fazenda no município de Nova Aurora, também ao Sudeste de Goiás, e a situação era a mesma, muita fumaça.
A leitora Maria Eliane, de Goianesia-GO, também relatou, por meio do Instagram do Blog do Amarildo, que sua cidade amanheceu tomada por fumaça.

Explicação do Corpo de Bombeiros
De acordo com o Corpo de Bombeiros do DF, em trecho divulgado no site do jornal Correio Braziliense, o fumaceiro na região está atrelado às queimadas tanto no DF, quando aos grandes eventos em São Paulo, Pantanal e Amazônia, onde o fogo dilacerou pastos, florestas e canaviais nos últimos dias.