Concurso de juninas se consolida no cenário de cultura popular nacional, movimentando cadeia produtiva e o turismo na capitalv
Desde o ano 2000 lançando talentos e movimentando a cadeia produtiva por meio da cultura popular, o Circuito de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno, promovido pela Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno (LINQ-DFE) e Grêmio Recreativo Arraiá Formiga da Roça, chega à 23ª edição se consolidando como um grande evento de cultura popular da capital. Com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF), o Circuito consiste em um concurso de quadrilhas juninas profissionais e terá duração de três finais de semana e passará por algumas Regiões Administrativas do DF.
A competição estreia neste fim de semana, nos dias 16, 17 e 18 de junho em Taguatinga, no estacionamento do Estádio Serejão, com a primeira etapa, que inclui apresentações do Grupo de Acesso na sexta-feira e do Grupo Especial sábado e domingo. A segunda etapa será realizada no Paranoá, na Praça da Administração Regional, nos dias 23, 24 e 25 de junho. Já a terceira etapa, que será a grande final, acontecerá nos dias 30/06, 01 e 02 de julho, ainda com local a definir, vai coroar a melhor da temporada e selecionar quem vai representar o Distrito Federal no Campeonato Nacional.
A disputa desse ano promete ser acirrada, com as melhores quadrilhas sendo escolhidas por um corpo de jurados especializados. As últimas colocadas do grupo especial serão rebaixadas para o grupo de acesso, enquanto as primeiras do grupo de acesso serão promovidas na edição seguinte. A grande campeã do circuito representará o Distrito Federal no Campeonato Nacional de Quadrilhas, que será disputado em Canaã dos Carajás, no Pará.
Durante o XXIII Circuito de Quadrilhas, o público poderá desfrutar de uma praça de alimentação com comidas típicas e muito forró com grupos tradicionais do Distrito Federal que se apresentarão nos intervalos das quadrilhas. O evento promete ser uma grande festa para toda a família.
Segundo Márcio Nunes, presidente da LINQ-DFE, o XXIII Circuito de Quadrilhas Juninas promete ser um grande sucesso. “Estamos trabalhando para proporcionar um evento de qualidade, com muita animação e diversão para todas as idades. Teremos a presença de várias quadrilhas em uma competição emocionante. Também contaremos com uma praça de alimentação com comidas típicas e muito forró para animar a todos. Esperamos que o público venha prestigiar e apoiar essa cultura tão importante para a nossa região”, afirma Márcio Nunes.
O presidente da Quadrilha Coisas da Roça, do Paranoá, Maycolla, destaca a importância do circuito: “O evento é um marco na cultura junina da região. É uma oportunidade para as quadrilhas mostrarem seu trabalho e todos verem como nosso movimento se fortalece a cada ano. É uma grande honra participar deste evento”.
Profissão: Quadrilheiro
No Circuito de 2022, o evento reuniu cerca de 20 mil pessoas em média por etapa, evidenciando a importância cultural do evento na região. Atualmente, quase 5 mil quadrilheiros estão filiados às quadrilhas da LINQ-DFE, o que reforça o compromisso da organização com o desenvolvimento da cultura junina.
Com 23 anos ininterruptos de atividades, o circuito é uma tradição na região e contribui significativamente para o fortalecimento da identidade cultural do Distrito Federal e Entorno. Além disso, o evento é um importante fomentador da economia criativa, envolvendo diversos setores como alimentação e artesanato, dentre outros.
Patrese Ricardo, presidente do Grêmio Recreativo Arraiá Formiga da Roça, ressalta a importância da profissionalização do movimento junino. “Já caminhamos muito e é lindo ver a força dos nossos quadrilheiros e da cadeia produtiva do movimento, desde a confecção das roupas, do pessoal das redes sociais, até a organização do evento em si”, pontua Patrese.
“Nosso objetivo é trabalhar por uma liga forte e que o movimento seja reconhecido como formador e multiplicador cultural do Distrito Federal. Estamos mostrando aonde um movimento organizado pode chegar”, afirma Patrese.
SERVIÇO:
XXIII Circuito de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno
Quando:
O circuito passará por 3 cidades:
1ª Etapa: Taguatinga – 16, 17 e 18 junho; e
Estacionamento do Estádio Serejão
2ª Etapa: Paranoá – 23, 24 e 25 junho.
Administração Regional
3ª Etapa: A definir – 30 de junho, 1º e 2 de julho.
Quadrilhas Participantes:
Grupo Especial
Amor Junino
Arraiá dos Matutos
Arroxa o nó
Chinelo de Couro
Coisas da Roça
Eita Bagaceira
Formiga da Roça
Matingueiros do Sertão
Os Caboclos do Sertão
Pinga em Mim
Rasga o Fole
Ribuliço
Sanfona Lascada
Xamegar
Xem Nhem Nhem
Grupo de Acesso
Caipirada
Fornalha
Mala Veia
Oxente Vixe
Tico tico no fubá
Vai mas não vai
Xique Xique
Texto e foto:Tiago Luniere
Deixe uma resposta