CLDF aprova projeto que prevê até 200 mil reais para manutenção na cidade por meio de associações e prefeituras

Recursos poderão ser enviados diretamente para as associações e prefeituras comunitárias aptas a receber o dinheiro. Antes, terão que apresentar projetos e previsão de gastos de forma detalhada. Projeto é do deputado Rodrigo Delmasso

POR AMARILDO CASTRO – As prefeituras comunitárias do Distrito Federal, assim como as associações sem fins lucrativos que visam melhorias para as cidades onde atuam, em breve poderão ter uma boa notícia. Já foi aprovado pela Câmara Legislativa o Projeto de Lei 1.915/2021 que prevê destinação de recursos para essas entidades para que possam fazer diretamente, por meio de contratação e mão de obra e equipamentos a manutenção de quadras esportivas, campos sintéticos, calçadas, roçagem entre outros serviços em cada local de interesse público da comunidade. A expectativa do autor do projeto, deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos), é que com a volta de férias do governador Ibaneis Rocha (MDB), o mandatário do Executivo local possa sancionar o projeto já nas próximas semanas e assim ajudar a mudar para melhor a vida de muita gente que hoje sofre com a falta de lazer devido à precária situação de alguns espaços públicos, além de outras demandas.

Intenção de Delmasso é desburocratizar a manutenção da cidade, com ajuda das associações e prefeituras comunitárias

Além do projeto, em agosto próximo, a CLDF vai oferecer um curso para lideranças comunitárias e prefeitos de quadra para lidarem melhor com documentações e afazeres de interesse público, uma espécie de ‘capacitação comunitária’.

De acordo com o deputado, seu projeto de lei prevê o valor de até R$ 200 mil para entidades que estejam com a documentação apta para receber os recursos e apresentem os projetos. Com atuação de destaque no Guará, Delmasso explica que somente na cidade, segundo seu próprio levantamento, hoje cerca de cinco entidades estão aptas para receber o dinheiro. “Vai depender se conseguem apresentar os projetos e os requisitos necessários para pleitear o dinheiro e fazer as obras, assim, dentro da legalidade, será um passo à frente porque vai valorizar mais as associações e prefeituras e desburocratizar o sistema de envio de recursos para pequenas obras”, explica.

Francisco Xavier, prefeito da QI/QE 02: nos ajudará muito e vai facilitar a fiscalização das obras

A notícia pegou de surpresa algumas lideranças comunitárias, que há muito sofrem por ‘tentar fazer’ e não conseguem por falta de dinheiro. “Que o governador sancione logo esse projeto de lei porque vai nos ajudar muito. Se a gente tiver a oportunidade de nós mesmos contratar com essa suposta verba, será mais fácil fiscalizar e cobrar para que o serviço fique bom, será um grande avanço para todos”, relata Francisco Xavier de Castro, o Pequito, prefeito da QI/QE 02, no Guará I.

Dennis Web, vice-presidente da ADG: “Projeto vem em boa hora”

Outro líder comunitário que vê o projeto com bons olhos é o vice-presidente da Associação Desportiva Guará-DF, Dennis Web. Ele informou que não vai perder tempo em ‘correr atrás’ desse recurso porque em breve a ADG vai fazer o campeonato Rei da Quadra, e será necessário ao menos 10 quadras para a realização do evento, quase nenhuma hoje tem condições de atender às condições de um campeonato na cidade. “É um projeto maravilhoso, todos envolvidos estão de parabéns”, comentou.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*