POR AMARILDO CASTRO (ARTIGO)
Todo e bom político nos Estados brasileiros que busca o cargo de governador sabe que o princípio mais básico para vencer esse tipo de eleição parte do apoio dos mandatários nos Executivos de cada município. No caso de Goiás, são 246, e numa matemática exata, o governador Caiado (União Brasil), que busca a reeleição, tem o apoio de 237, nas contas dos próprios coordenadores de campanha. Assim, não faltam elogios dos prefeitos ao governador, e maioria deles trabalha firme e forte para eleger Caiado mais uma vez.
Está sendo assim em Valparaíso de Goiás, com Pábio Mossoró (MDB); em Luziânia, sob a batuta de Diego Sorgatto (União Brasil) e Fabio Correia (PP), na Cidade Ocidental. Mais distante dali, cidades maiores como a capital Goiânia, sob o comando de Rogério Cruz (Republicanos) e Anápolis, que tem à frente Roberto Naves (PP) são apoiadores de Caiado à reeleição.
E não se enganem, pequenas cidades também, como Nova Aurora, ao Sudeste, sob o comando de Marreco (MDB), assim como a vizinhança praticamente em peso apoia Caiado.
Não bastasse, chama mesmo atenção é o grande número de prefeitos da legenda de maior oposição a Caiado, o PSDB de Marconi Perillo. E hoje, boa parte, senão a maioria dos prefeitos do PSDB também apoiam Caiado. Exemplo é o mandatário de Palmeiras de Goiás, Vando Vitor (PSDB), que é muito próximo de Marconi, mas decidiu apoiar Caiado à reeleição.
Nos bastidores, comenta-se que Marconi desistiu de disputar o Governo de Goiás por falta de apoio dos prefeitos. Aí, por si só está explicada a ‘matemática’ da importância dessas lideranças em cada um dos municípios de Goiás.
No ‘pacote’ de apoio a Caiado, entra o prefeito de Iporá, Naçoitan Leite (PSDB), que hoje é um dos principais ‘cabos eleitorais’ do governador e de forma bastante entusiasmada. “É o trabalho do Caiado, o apoio às cidades que chama atenção, então o pessoal está dando o devido valor”, citou um dos assessores de campanha de Caiado, que prefere o anonimato.
Programas de sucesso
Com mais de 50% das intenções de votos na maioria das pesquisas consideradas relevantes, o sucesso na campanha rumo à reeleição de Caiado está na forma popular de conduzir seus projetos no Estado de Goiás, além de exercer um mandato voltado para os mais pobres, com programas que chegam a quem realmente precisa, como o Mães de Goiás, que disponibiliza R$ 250 mensais para famílias carentes e com mães desempregadas.
A farta distribuição de cestas básicas para camada mais carente, assim como a valorização da Educação no Estado, com doação de kits completos para os estudantes, incluindo computadores portáteis, marca a diferença de um governo que se destaca em todo o país. Mas não para aí. Goiás não é só assistencialismo, e vem se destacando no empreendedorismo, agricultura, pecuária e industrialização.
O Blog do Amarildo, que atua nas cidades da Região Metropolitana do DF e outras regiões acompanha há dois anos a evolução dos projetos do Governo de Goiás em várias cidades, e nota-se que maior parte das comunidades estão satisfeitas dentro daquilo que se espera de um governo, embora as demandas sempre existam.
Coincidência ou não, foi em seu governo que o projeto de utilização das águas de Corumbá IV saiu do papel para abastecer a Região do Entorno Sul-DF e parte do DF, beneficiando mais de um milhão de pessoas. E isso, nessa região conta, porque antes era um caos.
Em relação aos seus adversários, com destaque para Gustavo Mendanha (Patriota), nem de longe o político tem a admiração das comunidades da grande maioria das cidades de Goiás. Pode ter feito um trabalho diferente em Aparecida de Goiânia, mas Goiás é muito mais que uma cidade como Aparecida, que não chega a 600 mil habitantes.
Mendanha pode ser um bom político, mas lhe falta ainda, conhecer as 246 cidades de Goiás, suas demandas e o rosto das pessoas desses municípios, e nesse quesito, Caiado sai muito à frente.
Por esses motivos, o atual governador tem tudo para governar o Estado mais uma vez, e seu eu estiver errado, me corrijam depois do dia 2 de outubro.
Fotos: colaboração/assessoria/Caiado
Deixe uma resposta