- Com proximidade das eleições 2026, cenário político vai se mostrando
POR AMARILDO CASTRO
Faltando agora pouco mais de um ano para as eleições de 2026, quando serão eleitos novos deputados, senadores e governadores em todo o Brasil, o cenário da política em Valparaíso de Goiás vai se ‘desenhando’. A cidade ainda é marcada por uma intensa disputa entre os chamados grupos do ex-prefeito Pábio Mossoró (MDB) e da atual deputada federal Lêda Borges (PSDB), que nas duas últimas eleições que elegeram deputados (Lêda já esteve também na Assembleia Legislativa de Goiás), a parlamentar foi amplamente votada em Valparaíso de Goiás.
A deputada Lêda Borges, durante assinatura para início da obra do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás na Cidade Ocidental: expansão de atuação para várias cidade do Estado

Com a possibilidade de Pábio Mossoró disputar o mesmo cargo de Lêda em 2026, para federal, ao que tudo indica, a parlamentar vem há algum tempo formando uma nova base fora de Valparaíso e tentando manter a sua na cidade, mas sem ‘guerra’. O Blog do Amarildo apurou que Lêda estaria ‘fechando’ com vários vereadores em outras cidades, onde manda emendas para obras e busca manter seu trabalho de deputada em destaque. Tem sido assim com Novo Gama e Cidade Ocidental, no Entorno Sul, em especial. No entanto, mesmo com divergências políticas na cidade de Valparaíso, continua investindo também no local, que é sua ‘casa’, como costuma dizer, onde faz um trabalho republicano com o prefeito loca, Marcus Vinicius.
Ampliação do trabalho para outras cidades
Mas o que chama atenção mesmo é a ampliação da atuação da deputada em várias outras cidades de Goiás, como Aragarças, Piranhas, Formosa, Arenópolis, Caiapônia, Diorama, Baliza, Duverlândia, entre outras.
E assim, Lêda parece que vai abrindo portas para não depender somente de Valparaíso ou da Região Metropolitana Sul, como foi na sua primeira eleição para deputada estadual, em 2018. O resultado, as urnas dirão em outubro de 2026.