
- Oncologista destaca abordagem centrada no paciente e a importância da personalização e do acolhimento no tratamento
O Distrito Federal deve registrar 7.330 novos casos de câncer até o fim de 2025, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). No Brasil, serão mais de 704 mil diagnósticos a cada ano do triênio 2023-2025. Em meio a esse cenário desafiador, a Oncoclínicas reforça que oferecer tecnologia e precisão é essencial, mas estar ao lado do paciente oncológico por meio do cuidado, acolhimento e tratamentos personalizados pode transformar a jornada de quem enfrenta a doença.
“A cada novo dado divulgado percebemos que o câncer segue avançando como uma das doenças que mais acometem a população brasileira. No Distrito Federal, essa realidade também ocorre, mostrando que é preciso ir além do tratamento clínico para enfrentar esse desafio de forma eficaz. Não estamos falando apenas de estatísticas, mas de pessoas. Por isso, é fundamental oferecer um tratamento que vá além dos protocolos médicos. O cuidado humanizado não é um complemento, ele é parte essencial da jornada oncológica”, explica Igor Morbeck, oncologista da Oncoclínicas Brasília.
Segundo o médico, personalizar o tratamento e contar com uma equipe multidisciplinar são diferenciais que tornam o cuidado oncológico mais completo e eficaz. “Cada paciente tem uma trajetória única, que exige um olhar atento e um plano de cuidado personalizado. O envolvimento de uma equipe multidisciplinar é fundamental para garantir que todas as dimensões do paciente sejam consideradas do ponto de vista físico, emocional e social. Esse tipo de abordagem torna o tratamento mais eficaz e influencia positivamente nos desfechos clínicos” destaca o especialista.
Histórias que inspiram
Essa abordagem foi fundamental na história de Luis Sergio, que em outubro de 2023 passou por uma cirurgia para retirada de um tumor na coluna torácica e, após o procedimento, descobriu que se tratava de uma metástase de um câncer primário no pâncreas. Sem histórico familiar, hábitos de risco ou sintomas prévios, o diagnóstico veio de forma e com ele, a necessidade de enfrentar o medo, a incerteza e o desafio emocional de encarar a própria doença e o tratamento, enquanto lidava, ao mesmo tempo, com a perda da mãe. “Eu fiquei muito abalado. Não só pela notícia, mas porque pensei muito na minha mãe e em como ela ia lidar com isso. No entanto, ela faleceu durante meu tratamento. Foram muitos baques seguidos”, relata.
Ao longo da jornada de cuidados , Luis passou por radioterapia, quimioterapia intravenosa e, mais recentemente, iniciou o uso de quimioterapia oral. Para ele, o acolhimento médico recebido durante os procedimentos, foi determinante para manter o equilíbrio e seguir adiante. “A equipe sempre foi muito humana, desde os médicos até as enfermeiras. Isso faz diferença. A estrutura e o carinho com que a gente é tratado aliviam o peso do tratamento.” Ele completa: “Uma das coisas que mais me marcaram nesse período foi a sensação de que eu não estava sozinho. Isso muda tudo”.
Histórias como a de Luis Sergio evidenciam que o sucesso no tratamento depende também de aspectos que vão além dos protocolos clínicos. “A medicina evoluiu, mas precisamos garantir que essa evolução esteja conectada com empatia e escuta. É isso que transforma a jornada do paciente. É preciso ampliar o debate sobre prevenção e diagnóstico precoce, mas também investir em qualidade, acolhimento e vínculo humano em cada etapa da jornada contra a doença”, reforça Igor Morbeck.
Muito além do tratamento: cuidado e acolhimento
Neste mês marcado pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer (8/4), a Oncoclínicas lança a campanha “Mais importante do que ser o maior grupo de oncologia da América Latina é ser a melhor companhia na jornada de cada paciente”. Ao longo do mês de abril, a iniciativa irá promover conteúdos sobre prevenção, hábitos saudáveis e os pilares que transformam o cuidado oncológico: acolhimento e tratamento individualizado.
Com ativações em redes sociais e mídia tradicional, a campanha reforça que mais do que tecnologia avançada e diagnósticos precisos, estar ao lado do paciente faz toda a diferença. Para mais informações, acesse: Link
Sobre a Oncoclínicas&Co
Oncoclínicas&Co é o maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina, com um modelo hiperespecializado e inovador voltado para a jornada oncológica. Com um corpo clínico formado por mais de 2.900 médicos especialistas em oncologia, a companhia está presente em 40 cidades brasileiras, somando mais de 140 unidades. Com foco em pesquisa, tecnologia e inovação, o grupo realizou nos últimos 12 meses cerca de 682 mil tratamentos. A Oncoclínicas segue padrões internacionais de excelência, integrando clínicas ambulatoriais a cancer centers de alta complexidade, potencializando o tratamento com medicina de precisão e genômica. Parceira exclusiva no Brasil do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Harvard Medical School, adquiriu a Boston Lighthouse Innovation (EUA) e possui participação na MedSir (Espanha). Integra ainda o índice IDIVERSA da B3, reforçando seu compromisso com a diversidade. Com o objetivo de ampliar sua missão global de vencer o câncer, a Oncoclínicas chegou à Arábia Saudita por meio de uma joint venture com o Grupo Al Faisaliah, levando sua expertise oncológica para um novo continente. Saiba mais em: www.grupooncoclinicas.com.
Leave a Reply