
De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias brasileiro apresentou um crescimento de 12,1% em sua receita no terceiro trimestre comparado a igual período do ano passado. Segundo a Entidade, a melhora de indicadores econômicos, como a alta do índice de confiança dos consumidores, do emprego e da massa salarial recorde, e a desaceleração da inflação (FGV) contribuíram para esse crescimento. Embora a pesquisa tenha sido feita nos primeiros meses do ano, o crescimento continuou ao longo do ano.
Em consonância com esse crescimento, o Estado de Goiás segue também em plena expansão e reafirma sua relevância no mercado nacional. Segundo dados divulgados pela ABF, o estado registrou um faturamento superior a R$ 2,2 bilhões no terceiro trimestre de 2024, representando um aumento expressivo de 13% em relação ao mesmo período do ano passado.
O desempenho positivo também foi refletido no número de unidades de franquia em operação. Com um acréscimo de 2,9%, Goiás agora conta com 6.406 unidades, consolidando sua posição como um polo estratégico para o franchising no Centro-Oeste.
Toda a região Central do País cresceu 14%, o que representa um faturamento acima de R$6,2 bilhões. Em unidades, houve um acréscimo de 3% atingindo a marca de 18.121 operações.
Setores de Destaque: Serviços Impulsionam o Crescimento
Entre os segmentos que lideraram o crescimento em Goiás, destacam-se o serviços Educacionais e Limpeza e Conservação. Redes de franquias desses setores têm conquistado cada vez mais consumidores goianos, alavancando o desempenho do mercado local. O aumento da demanda por conveniência, soluções inovadoras e experiências personalizadas são fatores que têm impulsionado esses segmentos.
“Goiás é um estado de grande potencial, com um mercado consumidor crescente e forte cultura empreendedora. Os números deste trimestre refletem não apenas o dinamismo da economia local, mas também a capacidade das redes de franquias em atender às necessidades e preferências do consumidor regional”, destaca Eduardo Santinoni, diretor regional da ABF no Centro Oeste.
O desempenho robusto do setor em Goiás tem atraído investidores interessados em aproveitar as oportunidades de um mercado em expansão e com isso também cresce o número de empregos. De acordo com a pesquisa, o número de trabalhadores diretos do sistema de franquias no País chegou a cerca de 1,7 milhão de pessoas, passando de 1,645 milhão para 1,692 milhão no período analisado. Em Goiás houve um crescimento de 3,1 %, o que representa 55.179 mil empregos em todo Estado.
Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O mercado de franquias registrou um faturamento anual superior a R$ 240 bilhões em 2023, mais de 195 mil operações e cerca de 3,3 mil marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por mais de 2% do PIB e emprega diretamente cerca de 1,7 milhão de pessoas. Atualmente com mais de 1.700 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Centro-Oeste, Interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste e Sul), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do mercado de franquias. Não sendo um órgão regulador, o propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo, íntegro e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados deste mercado. Acompanhe as notícias da ABF na newsletter semanal e gratuita.
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