Com título no Candangão de 1996 e acessos à primeira divisão, Marinho é ‘pérola’ do futebol brasiliense

Treinador continua na ativa aos 58 anos à frente do Cresspom no futebol feminino e auxilia escolinha de base no Guará

Um dos ícones do futebol no Distrito Federal. Assim é considerado o treinador Robson Garcia Leal, 58, o Marinho. Morador do Guará há 30 anos, é um apaixonado pela profissão, e também um dos maiores ícones da modalidade na Região Centro-Oeste. Fez sua trajetória em times da capital, onde treinou a maioria dos clubes da primeira e segunda divisão local. Atualmente comanda a equipe feminina do Cresspom-DF, na disputa da série A2 nacional. Além disso, colabora com escolinhas locais, entre elas, a Bom de Bola, no Guará, comandada pelo ex-jogador Edi Carlos.

Como auxiliar técnico, foi campeão brasiliense de futebol na primeira divisão em 1996 pelo Clube de Regatas Guará, ao lado de outro mito brasiliense, o técnico do mesmo clube à época, Deo de Carvalho, que infelizmente faleceu este ano, vítima de uma infarto. No título com o CR. Guará ao lado de Deo, Marinho treinava também o juniores da mesma equipe.

Desde então, a trajetória do veterano técnico nunca mais parou. Com seu trabalho e de companheiros, ajudou a levar à primeira divisão equipes como o Legião, o CFZ, além do Brasília, que embora seja uma equipe tradicional, vem lutando entre altos e baixos. E numa dessas suas lutas, contou com a ‘mão’ de marinho, em 2008 para retornar à elite naquele momento.

“Hoje, gosto de ajudar também a base porque o DF é um celeiro de craques, sempre foi e continua sendo, por isso, tento sempre colaborar e continuarei assim”, diz o veterano treinador, durante mais uma aula que ministrava na Escolinha Bom de Bola na última terça-feira, 18.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*