Comandado por guaraense, Arapoti se destaca ao premiar inciativas sustentáveis no DF

  • Em sua terceira edição, Prêmio Arapoti foi prestigiado por diversas entidades ligadas às práticas sustentáveis. Evento, que foi realizado no sábado, 16 no Clube da Saúde, contou ainda com a presença de muitas autoridades locais

Mais uma vez o Prêmio Arapoti, considerado o “Oscar da Sustentabilidade” na Região Centro-Oeste, premiou as melhores iniciativas do Distrito Federal. Evento foi realizado no Clube da Saúde em 16 de março e foi um grande sucesso. A iniciativa, que conta com diversos parceiros e apoio de algumas entidades, é comanda pelo guaraense Dái Ribeiro e não tem fins lucrativos, com proposta de conscientização ambiental.

Nesta edição, a terceira desde que foi criado, teve o apoio da Gráfica CMYK, Matsuflora Garden Center, Projeto Compostar, Cheff Vinícius Rossignoli, Coopertiva Recicle a Vida, Cinco Estrelas Casa de Pães, Sherol Vinhas, Super Veredas, Recicle Arte Eco, OEKO Bioplásticos, Fórum Brasil Mulher – Forbs, Dona Florinda Flowers Truck.

Dái Ribeiro (E) diz que proposta é incentivar práticas sustentáveis no DF

“Hoje o Arapoti é o maior evento de reconhecimento de práticas sustentáveis no DF, e isso nos deixa muito felizes. A proposta é o reconhecimento de escolas, empresas, condomínios e outras entidades engajadas nessas ações”, relatou a organizadora Dái Ribeiro.

Ela disse ainda que “Se a gente não pode mudar o mundo inteiro, a gente consegue mudar um pouquinho perto da gente”.

Projeto tem, entre outros, o apoio do SLU

Apoiadores no geral

Desde que ganhou força, o Instituto Arapoti conta ainda com o apoio de vários parceiros no projeto, entre eles, a Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal – SEMA, Instituto Brasília Ambiental- IBRAM, Serviço de Limpeza Urbana- SLU, Instituto Lixo Zero Brasil – ILZB, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal- EMATER, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal – CREA, Secretaria de Agricultura do Distrito Federal – SEAGRI, entre outros.

Autoridades de peso, como o secretário de Meio Ambiente, Guttemberg Gomes e Rôney Nemer, presidente do IBHAM abraçaram a causa

Atualmente, entre as atividades do Instituto Arapoti, estão gestão da Horta Comunitária do Guará, entre outras.

Desde o lançamento do edital para a inscrição dos projetos para este ano, foi criada uma ‘vakinha’ online como pedido de ajuda para promover o evento de premiação. De acordo com a Dái Ribeiro, presidente do instituto, “Estamos sentindo as mudanças climáticas, todos nós sofremos recentemente com muito calor e depois muitas chuvas, com fortes alagamentos e inundações. A vakinha é um chamado para apoiarmos as iniciativas das cidades sustentáveis, apoiarmos quem está mudando esse cenário. Precisamos valorizar de gente que faz, gente que transforma. Eu acredito que se todos ajudarem com um pouco, podemos fazer um belo evento”. diz.

Entre as autoridades presentes nessa terceira edição, destaque para Kamo Cortês, vice-presidente do Instituto Lixo Zero Brasil; Silvio de Moraes, presidente do Serviço de LImpeza Ubana; Gutemberg Gomes, secretário de Estado do Meio Ambiente do DF; Rôney Nemer, presidente do Instituto Brasília Ambiental – IBHAM; Cleison Duval, presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, EMATER-DF e Thulio Cunha, diretor de produção da empresa de Regularização de Terras Rurais – ETR.

Desfile de moda, com roupas recicláveis foi um dos destaques

Premiações

O 3o Prêmio Arapoti, como já ocorreu outras vezes, destacou empresas, condomínios e outras ações que visam práticas sustentáveis, e foi dividido nas categorias:

Resíduos (vencedor, Condomínio Península);

Melhor Índice de Gestão de Resíduos (vencedor, MC Donald`s

Destaque Ecograma 2023 (vencedor, Antônio Soares, seguido por Carlos Henrique e Gícia e Dagmar)

Melhor Voluntário do Ecograma 2023 (vencedor, Sophia Berdinne)

Melhor Horta em Pequenos Espaços (vencedor, Condomínio Gamaggiore)

Maior Horta Comunitária do DF (vencedor, Engertral Construtora)

Melhor Horta Comunitária para Bairros (vencedor, Horta Comunitária do Guará)

Condomínio Mais engajado (vencedor, Condomínio Gamaggiore, seguido por Condomínio Friburgo e Condomínio Olympique)

Durante o evento, destaque ainda para a Certificação do Programa Casa Sustentável, veja:

  1. MARCELO TARRAFAS (SELO DE RESÍDUOS, ÁGUA E EFLUENTES)
  2. UDO ALTMANN (SELO ENERGIA)
  3. ANTONIO BATISTA RIBEIRO (SELO DE RESÍDUOS)
  4. ANA CRISTINA FISCHER (SELO DE RESÍDUOS)
  5. FILIPE BRAGA DA SILVA FERREIRA (SELO DE RESÍDUOS, ENERGIA E EFLUENTES)
  6. PATRÍCIA KLEIN VITAL  (SELO DE RESÍDUOS, ENERGIA E EFLUENTES)

O evento contou ainda com a entrega do ‘Selo Oficial’ para várias empresas e entidades que praticam ações sustentáveis.

ABAIXO, VEJA AS FOTOS DO EVENTO

https://photos.app.goo.gl/Gwu45yUXMGCTCvwW6

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*